Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019

Prefeito Buzzatti é convidado de honra para a assinatura da Declaração de Córdoba no Palácio Piratini

Prefeito Eduardo Buzzatti participou da foto oficial que marcou a celebração da assinatura da Declaração

O Município de Pejuçara esteve representado pelo prefeito Eduardo Buzzatti no ato de assinatura no Palácio Piratini da manifestação de apoio à Declaração de Córdoba firmada na Argentina em 2017 por líderes de distintas tradições religiosas. A assinatura da declaração pelo Governador Eduardo Leite ocorreu nessa quarta-feira(16) e assim, o Rio Grande do Sul passou a ser considerado uma área de convivência inter-religiosa, em alinhamento com regiões da América Latina que também assinaram a declaração. Leite esteve acompanhado do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Em sintonia com o Plano Nacional de Direitos Humanos, a declaração de Córdoba pretende garantir igualdade na diversidade, respeito às diferentes crenças, liberdade de culto e garantia da laicidade do Estado. Ao grupo que acompanhou a assinatura, Leite expressou a satisfação em participar deste momento. “Fiz questão que todos vocês também assinassem o documento porque quem faz acontecer essa possibilidade de convívio harmonioso e respeitoso é exatamente a liderança de cada um, que permite que isso possa se estabelecer na rotina do nosso Estado. O Estado é laico, mas tem o papel de estimular e criar um ambiente de respeito e tolerância a todas as religiões”, disse o governador.

Para o prefeito Eduardo Buzzatti, ter participado de momento tão distinto foi honroso especialmente pela religiosidade e respeito a crença expressada pela comunidade pejuçarense, a qual, ele representava naquele momento. “Participar e entender o significado de tão importante documento que envolve representantes de diversas religiões e que estiveram na cerimônia é uma experiência para compartilhar, no sentido de que a sociedade compreenda que todos somos filhos de Deus, independente do Credo de cada um”, concluiu. Na foto acima, o prefeito Prefeito Buzzatti conversa com o Governador Eduardo Leite ao lado do Chefe de Gabinete do Deputado Demcrata Dr. Tiago Lisandro Cavalheiro.

O proponente do documento é o Grupo de Diálogo Inter-religioso, por meio do coordenador e rabino da sinagoga da Sociedade Israelita Brasileira, Guershon Kwasniewski.

Texto adaptado imprensa Palácio Piratini

Assinatura da Declaração de Córdoba ocorreu em ato realizado no final da manhã no Palácio Piratini