Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Pejuçara poderá ter agroindústria cervejeira até o final do ano

Luiz Afonso dos Santos, da Sala do Empreendedor, conversa com o empresário Sandro Mantovani

A cidade de Pejuçara é reconhecida na região como empreendedora pelas muitas iniciativas que deram certo em ramos distintos de negócio. Neste sentido a  Administração Municipal, através da Sala do Empreendedor vem trabalhando nos últimos meses para efetivar um projeto que prevê a instalação de uma agroindústria cervejeira no município.

A ideia surgiu a partir do mestre cervejeiro Sandro Mantovani ter procurado os gestores do município para expor sua intenção de investir no segmento. Um projeto com o auxílio da Emater obedecendo todas as normas legais, sanitárias e estruturais está sendo formatado prevendo a instalação da cervejaria artesanal até o final deste ano.

O projeto que está em fase de elaboração será submetido a aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária(Mapa), a partir do encaminhamento da solicitação de registro da agroindústria cervejeira junto a Emater e à Secretária da Agricultura do Estado.

O empresário Sandro Mantovani destacou que a ideia de implantação da cervejaria surgiu devido a demanda existente e a boa aceitação na comunidade das primeiras unidades fabricadas em sua casa. “Tivemos a ideia de procurar o prefeito Eduardo Buzzatti que prontamente disse apoiar nossa intenção e colocou a Sala do Empreendedor à nossa disposição para dar encaminhamento ao projeto”, destacou Sandro Mantovani.

“Todas as ideias empreendedoras que tenham a possibilidade de gerar emprego e renda tem nosso apoio, e neste caso em especial, por ser algo diferente, inovador. Uma agroindústria cervejeira é algo que Pejuçara nunca teve, por isso manifestamos nossos cumprimentos pela iniciativa do Sandro”, lembrou Buzzatti.

O coordenador da Sala do Empreendedor Luiz Afonso dos Santos salientou que a agroindústria cervejeira será instalada no Centro de Geração de Renda, numa área cedida pelo município. Para munir-se de informações sobre o funcionamento e a estrutura necessária para implantação da cervejaria, o empresário e o coordenador da Sala do Empreendedor visitaram cervejarias artesanais na região em Ijuí, Panambi e Coronel Barros. “Nossa perspectiva é de que até o final do ano a cervejaria esteja em funcionamento brindando a comunidade de Pejuçara e região com esta novidade, quiçá poderá vir a se tornar uma atração gastronômica e turística do nosso município”, disse Luiz Afonso.

A expectativa de produção inicial da agroindústria cervejeira, de acordo com o empresário Sandro Mantovani é de 1,2 mil litros de Cerveja e Chopp por mês, ou cerca de 15 mil litros da bebida por ano.

Pejuçara poderá ter agroindústria cervejeira até o final do ano

Visita a Bart Beer, cervejaria que funciona junto ao Instituto Federal Farroupilha de Panambi

Visita a Confraria Beer, cervejaria de Coronel Barros

Visita ao Chopp Ijhuy, cervejaria instalada no município de Ijuí