Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 15 de Abril de 2019

Município de Pejuçara e Defensoria Pública Regional de Cruz Alta firmam convênio

O município de Pejuçara foi o segundo, entre os que compreendem a área de atuação da Defensoria Pública Regional de Cruz Alta, a assinar um convênio buscando melhorar a prestação de serviços para a comunidade junto ao órgão estadual.

A partir da assinatura da parceria ocorrida na manhã desta segunda-feira(15), o município de Pejuçara disponibilizará um estagiário para atuar junto a Defensoria Pública em Cruz Alta atendendo as demandas da comunidade pejuçarense. A seleção do estagiário se dará através de processe seletivo simplificado por meio de prova objetiva.

Esta é uma forma de convênio que vem sendo construída com as defensorias públicas de todo o Estado e na Defensoria Regional de Cruz Alta, os municípios de Cruz Alta e Pejuçara aderiram a parceria até o momento. “Este convênio funcionará a partir de um critério de solidariedade, onde o município de Pejuçara estará disponibilizando um estagiário, cobrindo as despesas para que este preste serviços a Defensoria Pública Regional de Cruz Alta visando qualificar o atendimento à população de Pejuçara”, disse o Defensor Público Lucas Lorea Gonçalves, Diretor da Regional de Cruz Alta.

Após a assinatura do convênio, será organizada administrativamente uma forma de atenção especial às demandas do município por conta da demonstração de solidariedade que Pejuçara deu. “Nós temos o compromisso, enquanto agentes públicos, de passar para a população a sensação de que as coisas se resolvem seja na perspectiva da Defensoria Pública, seja na perspectiva do Poder Executivo Municipal e este convênio materializa justamente este vínculo, essa irmandade que visa buscar uma solução para melhorar o serviço público” frisou Lorea.

“Um fluxo de trabalho será estabelecido e a partir desta parceria haverá um espaço maior de diálogo com  o município de Pejuçara no sentido de que os defensores solucionem as demandas da população na via administrativa evitando a judicialização, garantindo a agilidade no atendimento e sobretudo, demonstrando um vínculo que tem que existir entre um poder de estado e o município que é onde moram as pessoas, onde se presta os serviços”, completou o diretor Lucas Lorea Gonçalves.

O prefeito Eduardo Buzzatti destacou que convênio assinado nesta segunda-feira é um avanço para a comunidade de Pejuçara que a partir de então, terá um atendimento diferenciado no sentido de que seus anseios sejam atendidos. O edital de inscrições dos candidatos ao estágio, bem como as datas para realização das provas será divulgado nas próximas semanas.

A Defensoria Pública de Cruz Alta atende ações nas áreas cível e criminal nos municípios de Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra e Fortaleza dos Valos. Acompanharam o ato de assinatura do convênio a Defensora Pública Ana Emília Franke, o Vice-prefeito Marcos Villani, a Secretária de Administração Patrícia Luiza Schuh, procurador jurídico da prefeitura Fábio Gianluppi e o assessor jurídico Gregory Zuffo.

Edição:

Antonio Brito