Saúde - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Tema: Abordagens para o Manejo da Obesidade no SUS

Pejuçara esteve presente em Santa Maria dias 18 e 19 de outubro, através das profissionais da Secretaria de Saúde Ângela Adam Martins, nutricionista e Évora de Andrade Hempe, psicóloga, no II Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária em Saúde com o tema: Abordagens para o Manejo da Obesidade no SUS.
Ângela apresentou no evento a Experiência Exitosa no qual foi selecionada, dentre as 5 classificadas. O trabalho "Avaliação Nutricional como parte da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa através do Programa RBC de Pejuçara: do diagnóstico ao tratamento, aborda as ações do cuidado Nutricional para a população idosa através da identificação dos idosos em situação de risco Nutricional, identificados/diagnosticados na referida avaliação, principalmente em Excesso de Peso/Obesidade. “Nós inscrevemos dois trabalhos e os dois farão parte de um e-book. Mas um foi selecionado para apresentar presencialmente, e isso é gratificante estar entre os cinco escolhidos, dentre tantos municípios. A avaliação e seleção dos trabalhos foi realizada pelo Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional OVAN, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), estou feliz com essa nossa conquista, que é de toda equipe da Saúde de Pejuçara”, afirmou a nutricionista Ângela.
O outro trabalho: "Sopa de quê?" Educação Nutricional com escolares participantes do grupo de estimulação infantil de Pejuçara/RS, fará parte dos anais do evento no qual será publicado um e-book com a divulgação das experiências exitosas dos municípios. Essa experiência de Educação Nutricional foi realizada com o Grupo de Estimulação Infantil com o objetivo de contribuir para a melhora dos hábitos alimentares entre os usuários.