.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Secretaria de Saúde

Eliana de Moura Lopes

Eliana de Moura Lopes

Secretário(a)

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 597 - CEP 98270-000

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às17h. Ultima quarta-feira do mês expediente interno à tarde.

E-mail: saude@pejucara.rs.gov.br

Telefone:

(55) 3377-1288

(55) 3377-1552

Competências

A Secretaria Municipal de Saúde planeja, organiza, controla, executa e avalia as ações  e os serviços públicos da saúde. Também participa do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde - SUS, em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

 

MISSÃO

 

A Secretaria de Saúde tem o compromisso com a comunidade de fornecer atendimento integral e permanente aos cidadãos, para isso organiza e amplia o acesso democrático de acordo com as necessidades de cada usuário. Procura qualificar os serviços e garantir o cuidado integral destes que utilizam o Sistema Único de Saúde - SUS – em todos os ciclos de vida, do nascimento à terceira idade, trabalha em rede com a administração, demais secretarias e entidades do município.

 

A equipe trabalha de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, tem como princípio a Política Nacional de Humanização (PNH) e a defesa da vida. Nela cabe o cuidado da Atenção Básica e a busca para Média Complexidade de Saúde. Faz o gerenciamento e encaminhamentos para serviços de Alta Complexidade quando necessário.

 

São desenvolvidas atividades pela Estratégia Saúde da Família:

- Política de Saúde da Criança

- Política de Saúde do Adolescente

- Política de Saúde da Mulher

- Política de Saúde do Homem

- Política de Saúde do Idoso

- Programa de Saúde Bucal

- Programa de Saúde na Escola

- Vigilância Sanitária, Epidemiológica, e Ambiental.

- Política de Cuidado aos Doentes – Hipertensos e Diabéticos

- Política de Nutrição

- Política de Saúde Mental – NAAB e Oficinas Terapêuticas

- Programa Vida em Movimento – NASF

- Programa de Atenção aos pacientes Oncológicos

- Programa Mais Médicos

 

Acreditamos que a protagonismo da Secretaria de Saúde, busca uma consonância permanente com os demais entes União e Estado, na busca de manter a oferta continua dos serviços para sua população, e tem um forte aliado no Controle Social, através do importante papel do Conselho Municipal de Saúde, que monitora, avalia, fiscaliza, ajuda a decidir e regular os serviços na rede pública local. Os trabalhos realizados pela Saúde são anualmente avaliados pelo PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, que tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção, permitindo maior transparência e efetividade das ações para as pessoas. Por isso e muito mais podemos dizer: VIVER COM QUALIDADE DE VIDA É AINDA MELHOR, VIVA A SAÚDE! VIVA.

Unidades pertencentes

O município de Pejuçara conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, cobertura de 100% da população. Cada uma das equipes é formada por um Médico, uma Enfermeira, e uma Técnica em Enfermagem, com exceção da ESF 2 que conta com duas Técnicas, uma das equipes conta com seis Agentes Comunitários de Saúde e outra, cinco Agentes. Cada ESF é composta por uma Equipes de Saúde Bucal cada uma delas com um Cirurgião Dentista e um Auxiliar de Saúde Bucal. Todos os profissionais da Equipe Estratégia Saúde da Família cumprem uma carga horária de 40 horas semanais. As Equipes dos ESF´s contam ainda com o apoio de uma equipe multidisciplinar atualmente com uma nutricionista, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma assistente social, e Núcleo de Apoio da Atenção Básica. 

 

ORGANOGRAMA

 

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.