Risoto da Nonna
Turismo e Cultura - Sábado, 20 de Maio de 2023

Queria descrever com a mesma intensidade que o cheirinho que vem da cozinha invade o Clube Recreativo Pejuçarence. Espero que pelas fotos vocês possam entender a riqueza deste evento, que acontece pelo segundo ano consecutivo, em comemoração ao aniversário de Pejuçara. Dessa vez "um bom e velho" Risoto da Nonna, roubou a cena.
Dez participantes se inscreveram no concurso e colocaram em prova suas receitas para cinco avaliadores: Eila Maria Libardoni Vieira e Henrique Montagner Zak, professores de Gastronomia da Unijuí. A nutricionista e responsável técnica pela alimentação escolar de Pejuçara, Jordana Linassi Sartori; Rafael Braga Librelotto, Deputado Estadual e Camila Mantovani, Gastróloga formada pela UNIJUÍ e instrutora de cursos de culinária e confeitaria no Instituto Mix e professora de culinária no CEPIB. A Prefeita Flaviana participou como degustadora.
“Esse evento vai ficar marcado na história de Pejuçara e na memória das nossas famílias. Resgatar essas receitas é valorizar o nosso passado que, sem dúvida, contribuiu e muito para o desenvolvimento da nossa cidade. Eu fico imensamente feliz pela disponibilidade de cada um que veio até aqui participar deste concurso que preparamos com muito carinho”. Comentou a Prefeita Flaviana Brandemburg Basso.
Os participantes tiveram até 2 horas e 30 minutos para preparar um risoto tradicional italiano de frango. Conheça o que cada um deles apresentou ao júri.
1. ANAIR PERLIN MANTOVANI –
Nome da Receita: Risoto da Tia Anair
Origem da Receita: Receita da minha mãe
2. LIRIA RAMBO –
Nome da Receita: Risoto italiano diferente
Origem da Receita: Origem familiar
3. ENRIETE ISABEL MASTELLA –
Nome da Receita: Risoto da Vó Éte
Origem da Receita: Vó Maria e minha mãe
4. LURDES COSTA BEBER VILLANI –
Nome da Receita: Risoto da vó Lurdes
Origem da Receita: Conhecimento vindo da geração de minhas avós e minha mãe. E aprimorando meus conhecimentos com as amigas da comunidade, através da realização de risotos comunitários.
5. SILDA BOHNEN BERGER–
Nome da Receita: Risoto da Silda
Origem da Receita: Da família e dos amigos de Pejuçara
6. ELENIR TERZINHA MIOSO MOREIRA–
Nome da Receita: Risoto da vovó Elenir
Origem da Receita: Receita da minha mãe: Dona Aldina
7. BEATRIZ TASSOTTI VENTURINI –
Nome da Receita: Risoto da vó Beatriz
Origem da Receita: Receita da minha mãe
8. TIAGO FIORIN ROGRIGUES –
Nome da Receita: Risoto All Pollo
Origem da Receita: Cultura Regional Italiana
9. ANDRÉIA PELLEGRIM GIANLUPPI –
Nome da Receita: Risoto da nona
Origem da Receita: Receita do meu Pai
10. INÊS BONINI GELATTI –
Nome da Receita: arroz de Galinha Caipira
Origem da Receita: Receita de meu tio Alcides Bonini.
Conforme os participantes concluíam o preparo, os pratos eram levados para os jurados fazerem a avaliação quanto aos critérios de: sabor, textura e apresentação.
A receita que mais se destacou e levou o prêmio de 1º lugar foi a de Andréia Pellegrim Gianluppi, que fez uma homenagem ao pai, ao receber o prêmio.
“Eu dedico ao meu pai, porque eu queria muito que ele tivesse vindo participar, mas por problemas de saúde ele não pode. Eu queria dizer que estou muito feliz e que o risoto do meu pai é o melhor do mundo”, declarou emocionada Andréia Pellegrim Gianluppi.2º
O 2º Concurso Culinário teve ainda a participação da Banda Integração e da Orquestra de Violeiros.
A organização do Concurso também prestou uma homenagem as mulheres que representam as Nonas de Pejuçara, com uma linda história junto à comunidade, participando, realizando trabalhos voluntários, fazendo muitos risotos para a comunidade, sempre ativas, que são um exemplo de vitalidade. As senhoras: Irmã Veneranda Valandro, Otília de Miguel e Elenir Terezinha Mioso Moreira.