Campanha Natal Iluminado em Casa tem adesão dos pejuçarenses

Assistência Social - Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020


Campanha Natal Iluminado em Casa tem adesão dos pejuçarenses

A comunidade de Pejuçara tem por tradição visitar e transitar  na praça e adjacências com intensidade nos festejos natalinos, e o atual  momento  exige  cuidado e distanciamento social. A Administração Municipal, pensando na saúde pública, e na probabilidade de possível contagio do vírus da covid-19, optou em não instalar iluminação natalina no prédio do Centro Administrativo e na Praça Central. Mesmo sem iluminação nos locais públicos habituais, Pejuçara não deixaria de ter luz neste natal, porém de forma diferente. 

E assim, a administração pública por meio da  Secretaria da Assistência Social, e  a parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae), distribuíram aos grupos de convivência e assistidos, jogos de luzes para que as famílias iluminassem suas casas ou árvores de Natal em suas casas, campanha essa denominada  Natal Iluminado em Casa – Ilumine-se!

Além da campanha para que as famílias iluminassem suas casas, foi  idealizado também o Projeto Caminho de Luz.  O projeto Caminho de Luz  proporciona que os ocupantes de veículos ao circular pelas praças a visualização de  iluminação cênica  com predominância nas cores branca e verde, cores que representam paz e esperança, instaladas  nas praças Caetano Ferigolo, Visconde do Rio Branco, Savino Costa Beber e Guilherme Stella, nos dias 24,25 e 31 de dezembro.

A novidade e a ideia original concebida era transformar cada praça numa estação, e em cada estação uma  atração natalina, tal como, Praça espaço dos anjos, praça Floresta dos Pinheiros, Praça Festa do Papai Noel  e  Praça do  Presépio, dispersando assim a concentração na praça principal!

A comunidade não faria parada nesses locais, apenas  circulação de veículos pelas praças para visualizar as luzes e a atração natalina. No entanto, surge a  mesma preocupação, probabilidade de concentração de pessoas,  proximidade  e o contato entre elas, e assim, a  opção  foi realizar  apenas  iluminação cênica.  Esse percurso entre as praças marca o Natal da Pandemia, o Natal 2020, onde ninguém se aproxima, ninguém se  toca, e ninguém faz aglomeração. 

Mas Natal é luz, é renascimento, é caminho de fé,  e  não  há  porque ficar na escuridão, então a campanha ILUMINE-SE e o projeto CAMINHO De LUZ  foram opções para iluminar de forma diferente o natal diferente que estamos vivendo. 

Lamentamos por não poder ter neste ano o brilho intenso das luzes na praça e a presença maciça dos pejuçarenses em eventos e apresentações de escolares e entidades, mas acreditamos no amor a vida e ao próximo. Muitos natais ainda virão e poderemos voltar a ter o brilho das luzes, a nos aproximar,  tocar, reunir.  

Texto: Maria Lúcia Stella Buzzatti - Primeira Dama do Município de Pejuçara

Prefeitura Municipal


Pejuçara