Homenagem a Pátria em Drive Thru Cívica tem boa participação

Turismo e Cultura - Domingo, 06 de Setembro de 2020


Homenagem a Pátria em Drive Thru Cívica tem boa participação

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizou na tarde deste domingo(6) o desfile cívico de setembro de maneira diferente.

Seguindo os protocolos de saúde com o uso obrigatório de máscaras as famílias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara, Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster e Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian foram convidadas a caracterizar seus veículos, utilizando balões e bandeiras nas cores verde, amarelo, azul e branco para participar do Drive Thru Cívico como forma a homenagear o Brasil neste ato de civismo. O que se viu na avenida Antonio Alves Ramos e na rua Getúlio Vargas foi um mosaico de cores numa justa e singela homenagem a Pátria.

O Drive Thru Cívico foi organizado pela Secretaria Municipal da Educação com saída das famílias participantes em frente ao posto Rigonato pela avenida Antonio Alves Ramos, passando em frente ao Centro Administrativo Municipal e Palanque Oficial, contornando a praça Visconde de Rio Branco e retornando pela mesma avenida ao ponto de origem onde houve a dispersão dos participantes.

 

Homenagem a Pátria em Drive Thru Cívica tem boa participação

 

A atividade foi transmitida ao vivo pela rádio Pejuçara  105.9 FM e também na rede social da emissora com a narrativa cívica podendo ser acompanhada pelos participantes de maneira isolada e com respeito aos protocolos de distanciamento e de enfrentamento a pandemia de dentro de seus próprios  carros.

Do desfile cívico motorizado participaram 128 veículos, o que configurou a presença de pelo menos 450 pessoas, uma vez que cada carro tinha cerca de 4 pessoas da mesma família em seu interior.

Neste ano, nas comemorações dos 198 anos de independência do Brasil, o tema Nacional da Semana da Pátria é o Hino Nacional Brasileiro, canção que representa a nação, exalta fatos acontecidos e carrega a identidade do nosso povo. O tema Estadual é a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial, que inclui a Força Expedicionária Brasileira, os “pracinhas” gaúchos, o Grupo de Caça “Senta a Pua” e seus pilotos. Dos mais de 25 mil soldados enviados para lutar 1.880 eram gaúchos. Entre eles, dois moradores do município de Pejuçara estavam na batalha, o senhor Antônio Zambra e o senhor Possidônio Mastella, falecidos em 1996 e 1997 respectivamente e que foram homenageados no ato de abertura oficial da semana da Pátria no município de Pejuçara.

A nível Municipal, a homenagem da Administração de Pejuçara foi para o Grupo Girassol, pelo transcurso dos seus 25 anos de fundação.

 

Homenagem a Pátria em Drive Thru Cívica tem boa participação

Edição: Antonio Brito

 

Assessoria de Comunicação


 

 

Prefeitura Municipal


Pejuçara