Pejuçara divulga boletim oficial sobre situação do Coronavírus

Saúde - Quinta-feira, 26 de Março de 2020


Pejuçara divulga boletim oficial sobre situação do Coronavírus

Pejuçara divulga boletim oficial sobre situação do Coronavírus

O município de Pejuçara diante das constantes mudanças no cenário causado pelo novo coronavírus, instituiu através de Decreto Executivo nº 2.575/2020 o Comitê Técnico e Administrativo de Atenção ao Coronavírus, também estabelecendo medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) determinadas pelo Decreto Executivo nº 2.576/2020.

Considerando o estado de transmissão comunitária em todo território nacional, onde fica estabelecido isolamento domiciliar por 14 dias de pessoas sintomáticas e de todas aquelas que residam no mesmo domicilio, o município de Pejuçara através do Decreto Executivo Nº 2.577/2020 (23/03) estabeleceu estado de calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento a epidemia causada pelo Coronavírus.

A população deve tirar suas dúvidas e buscar informações através dos telefones: 55 3377-1288 e 3377-1552, evitando sair de suas casas conforme orientações já estabelecidas. Até o momento, foram notificados um caso e com resultado negativo, sendo descartado.

Como forma de tranquilizar a comunidade pejuçara a Secretaria Municipal da Saúde também divulgou o boletim de serviços prestados em outros atendimentos.

Pejuçara divulga boletim oficial sobre situação do Coronavírus

SITUAÇÃO NO BRASIL E NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

No início do mês de fevereiro, mesmo sem nenhum caso confirmado do COVID-19 no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) elevou o nível da resposta brasileira para Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), por meio da Portaria nº 188, publicada no Diário Oficial da União em 03/02/2020.

Na mesma data foi publicado o Projeto de Lei nº 23, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da ESPII decorrente do coronavírus e estabelece medidas de isolamento, quarentena, direitos às pessoas afetadas, entre outros. O primeiro caso de COVID-19 no Brasil foi confirmado em 26/02/2020 em São Paulo, com histórico de viagem para Itália. Diante da declaração de área de transmissão comunitária, em 20 de março de 2020, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil, pelo Ministério da Saúde (MS) através da Portaria Nº 454, o Centro de Operações de Emergências (COE) orienta sobre a mudança da fase de contenção para a fase de mitigação. Nesta fase, as estratégias de vigilância e controle da pandemia são alteradas para vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e para vigilância de Síndrome Gripal (SG) nas Unidades Sentinelas conforme rotina estabelecida.

O Ministério da Saúde atualizou em 25/03/2020 a situação dos casos de COVID-19 no território: 2.433 casos confirmados, sendo 57 óbitos entre eles. Foram confirmados casos nas 27 unidades da federação.

No Rio Grande do Sul, até 25/03, foram notificados 2.882 casos. Entre eles, 162 foram confirmados, 996 descartados e 266 suspeitos seguem em investigação para COVID-19. Estão em análise para classificação 897 notificações. Todos os casos descartados foram negativos para o SARS-CoV-2. O RS, no município de Porto Alegre, registrou o primeiro óbito por coronavírus, no dia 24/03, sexo masculino de 82 anos de idade.

Pejuçara divulga boletim oficial sobre situação do Coronavírus

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


Prefeitura Municipal


Pejuçara