NASF apresenta dados positivos das ações desenvolvidas em 2019

Saúde - Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019


NASF apresenta dados positivos das ações desenvolvidas em 2019

NASF apresenta dados positivos das ações desenvolvidas em 2019

Durante a atividade o responsável pela SMS, Erasmo Daronco, apresentou a equipe de saúde que atua no Nasf

Tendo por local o Centro Municipal do Idoso(CMI) a Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família(Nasf) apresentou na tarde desta quarta-feira(18) os dados relacionados as ações desenvolvidas ao longo de 2019.

No inicio do trabalho a fisioterapeuta Francéli Stefanello falou da singularidade do momento que representava a amostragem dos resultados obtidos no ano que está encerrando, mas também serviria como um momento de confraternizar com os integrantes dos grupos de atividades do Nasf.

NASF apresenta dados positivos das ações desenvolvidas em 2019

O Nasf, que iniciou suas atividades em 2014, atende a cerca de 250 pessoas desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção a doenças. Seus integrantes realizam atividades físicas, terapêuticas, exames laboratoriais de rotina. Um dos destaques é o Grupo de Controle de Peso. A partir da atividade física e alimentação saudável, o grupo teve em 2019 um de seus melhores resultados reduzindo em 33,6 quilos o peso, na soma entre todas as participantes das atividades. Conforme a nutricionista Ângela Adams Martins também se verificou neste grupo a redução nos níveis de glicose, colesterol total e triglicerídeos e aumento no percentual do colesterol bom, fator preponderante na prevenção de doenças cardiovasculares. O Grupo de Controle de Peso é formado por 17 participantes com idade entre 27 e 62 anos.

Francéli Stefanello destacou que os resultados obtidos comprovaram a qualidade do trabalho que é oferecido de maneira graciosa a comunidade pejuçarense reiterando que as atividades do Nasf terão sequencia em 2020 sempre com o objetivo de contribuir para que as pessoas que frequentam o Núcleo de Apoio à Saúde da Família tenham uma vida saudável tanto na questão clinica quanto na física.

NASF apresenta dados positivos das ações desenvolvidas em 2019

No mesmo encontro a agente de endemias Marjory Moraes falou aos presentes sobre a necessidade de que as ações preventivas ao aparecimento do mosquito da dengue sejam continuas. Ela também apresentou dados que apontaram o aumento no número de focos do Aedes em Pejuçara. Em maio o município havia registrado 525 focos, no entanto, ao longo do ano, este número subiu para 643 focos do mosquito transmissor da Dengue, Zica e da chikungunya. 

"Precisamos estar sempre alertas e evitar em Pejuçara o que já está acontecendo em municípios da nossa região. Toda a hora é hora de combater o mosquito transmissor da Dengue", disse ela.

Durante a atividade a Coaching Odila Taborda palestrou aos participantes do Nasf, abordando o tema “Motivação, auto-estima e qualidade de vida”.

O responsável pela Secretaria Municipal da Saúde Erasmo Daronco disse que os profissionais da saúde, através das ações que desenvolvem, acabam se relacionando diretamente com cada munícipe durante todo o ano. “Este trabalho integrado só se fortalece porque a gente acredita que prevenção, promoção e assistência à saúde têm que andar juntas, ao contrário nós apenas iremos tratar de doenças”, disse Erasmo. Daronco salientou ainda que além do reencontro, da integração o trabalho apresentado também servia como sensibilização daquilo que foi feito durante o ano de 2019 e também uma prospecção daquilo que se espera para os anos vindouros.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


Prefeitura Municipal


Pejuçara