SCFV Criança Esperança completa 26 anos contribuindo para a formação de cidadãos em Pejuçara

Cultura - Terça-feira, 15 de Outubro de 2019


SCFV Criança Esperança completa 26 anos contribuindo para a formação de cidadãos em Pejuçara

SCFV Criança Esperança completa 26 anos contribuindo para a formação de cidadãos em Pejuçara

Foto reuniu integrantes do projeto ao lado do prefeito Eduardo Buzzatti e Primeira Dama Maria Lúcia.

Criado pelo Decreto Executivo nº 405 em 1993 na primeira gestão do prefeito Eduardo Buzzatti, o projeto Criança Esperança que integra as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) completou no último dia 11 de outubro 26 anos de história e realizações em Pejuçara.

No início eram 20 crianças entre meninos e meninas, mas o número foi crescendo tendo em vista a demanda existente no município e atualmente as quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas à tarde, contemplam 32 crianças inscritas no projeto. A professora Coordenadora do Projeto Criança Esperança Jaqueline Bresolin Basso lembra que são 26 anos de histórias de esperança, perseverança e superação. “A administração Municipal do prefeito Eduardo Buzzatti vem há quase três décadas plantando sonhos nas crianças, mostrando que elas são capazes e que o que estão aprendendo aqui, são lições que levarão para a vida”, disse.

Além da prática nas aulas de artesanato com pinturas em MDF, tecidos, bordados, costuras básicas, colagens e recortes, as crianças do projeto fortalecem os vínculos de convivência, companheirismo, educação e ajuda mútua, além de reforçarem sua consciência ambiental já que na sua maioria, a matéria prima utilizada nas aulas é de material reciclável ou material alternativo. “ São histórias reais que presenciamos no nosso dia a dia, e tenho certeza que não são só as crianças que aprendem, nós que trabalhamos com eles aprendemos muito mais. É muito gratificante está troca de carinho e aprendizagem”, destaca a Coordenadora Jaqueline.

O SCFV Criança Esperança realiza suas atividades na atualidade, em dependências do berçário industrial com aulas no turno da manhã as segundas, quartas e sextas-feiras e no turno vespertino de segunda a sexta-feira. O Criança Esperança que teve como primeira Coordenadora a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti, é a concretização de um sonho da gestão 1993/1996 do prefeito Eduardo Buzzatti e da Primeira Dama Maria Lúcia. Ela ressalta que a sua maior alegria é poder presenciar as histórias reais de pessoas que passaram pelo projeto e que hoje contribuem com atos de cidadania, sendo colaborativos e prestando serviços essenciais para o desenvolvimento de Pejuçara.

“Precisamos agradecer a confiança dos pais, a credibilidade da comunidade e o trabalho incansável das professoras, oficineiras e  monitoras que fazem com que o projeto Criança Esperança se torne cada vez mais sólido e firme em seu propósito de atender, educar e cuidar das nossas crianças”, disse Maria Lúcia Stella Buzzatti. 

SCFV Criança Esperança completa 26 anos contribuindo para a formação de cidadãos em Pejuçara

Comemoração do jubileu de prata do Criança Esperança ocorreu em outubro de 2018 em dependências do CMI

Ao longo destes 26 anos de atividades, mais de 550 crianças já passaram pelo projeto sempre no turno inverso ao da escola. Seu objetivo é fortalecer a educação, mas também preparar para o futuro. O projeto está vinculado ao CRAS que tem como coordenadora Raquel Bergoli, e integra a Secretaria de Assistência Social que tem como titular da pasta a secretária Daiane Maccagnan Porn.

O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou dos serviços e atividades que o projeto oportuniza para as crianças de 7 aos 12 anos ressaltando a sua importância no aspecto do desenvolvimento físico, afetivo e social em suas vidas. “Quando criamos o projeto, nos idos de 1993, os tempos administrativos eram outros e de lá para cá muitas foram as dificuldades enfrentadas. Porém não há nada que possa vencer o trabalho e a força de vontade. Este é um projeto realizado pela nossa administração e desenvolvido a muitas mãos. Mãos de pessoas comprometidas com o fazer e com o aprender. Estes meninos e meninas que hoje frequentam o SCFV Criança Esperança nos trarão ainda muito orgulho, orgulho que nós dividimos respeitosamente com as famílias, com os pais que assim como nós estão comprometidos com o bem estar e a educação dos seus filhos”, disse o Chefe do Executivo.

Atualmente as pessoas que trabalham e estão envolvidas com as crianças do projeto Criança Esperança são: A Coordenadora Jaqueline Bresolin Basso , Educadoras Sociais Izabel Mastella e Andreia Casali, Oficineira de culinárias e artesanatos Adalgisa Villani, merendeira Eva Fátima de Moura, Educadora Física Thays Vieira, Professora de xadrez Carla Regina Decian e o Motorista Décio Basso.

Leia nos links a seguir um pouco mais da história do projeto Criança Esperança de Pejuçara:

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/projeto_crianca_esperanca_completa_25_anos_com_olhos_para

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/criancas_ganham_festa_julina_no_scfv_crianca_esperanca

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/scfv_crianca_esperanca_da_inicio_a_turma_da_manha

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/pascoa_do_crianca_esperanca

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/prefeito_recebe_homenagem_de_alunos_do_projeto_crianca_esperanca

https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/projeto_crianca_esperanca_promove_a_tradicional_festa_junina

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal


Pejuçara