Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

Cultura - Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019


Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

A jovem Thalía dos Santos de Moura, estudantes da Escola Pejuçara passou a centelha às mãos do prefeito

A Administração Municipal de Pejuçara realizou nesta segunda-feira(2) pela manhã a abertura oficial da programação da Semana da Pátria. O ato contou com a condução do fogo simbólico desde o batalhão da Brigada Militar até o palanque oficial da Praça Visconde de Rio Branco por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e Escola Estadual Ângelo Furian.

Ao prefeito Eduardo Buzzatti coube o acendimento da pira da Pátria depois de receber a centelha das mãos da estudante da Escola Municipal, Thalía dos Santos de Moura. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro com participação dos alunos da oficina de música do Cepib, acompanhados pelo professor Rodrigo Martins houve apresentação dos alunos da Escola Estadual Ângelo Furian e passou-se as homenagens da Semana da Pátria.

Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

A Administração Municipal e a Câmara de Vereadores homenagearam familiares de da servidora pública Isaura Veneranda Parussolo que prestou 34 anos de serviços à biblioteca pública Machado de Assis desempenhando função singular e preponderante no incentivo ao conhecimento através da leitura. Os 50 anos da Biblioteca Pública Machado de Assis também foram lembrados com uma homenagem entregue pela presidente do Legislativo, vereadora Eliane de Moura Zamberlan à servidora Carla Souto.

Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

Em seu pronunciamento o prefeito Eduardo Buzzatti disse que as apresentações dos alunos representaram aquilo que a sociedade vive ou precisa viver no Brasil. A Semana da Pátria que é uma data significativa serve, segundo o prefeito, para uma reflexão sobre o País onde estamos vivendo. “O Brasil é cada um de nós, porque somos nós que fizemos o nosso País”, lembrou o prefeito ao referir a necessidade de o cidadão não ficar alheio aos acontecimentos, mesmo que estes não tenham influência direta em sua vida.

De acordo com Eduardo Buzzatti, são muitas as definições sobre Pátria ou patriotismo, mas lembrou de duas em específico: “Pátria é amor e respeito que se tem pela terra natal e patriota é aquela pessoa que se esforça para ser útil agindo em seu favor ou na sua defesa da terra natal, sendo assim, podemos reafirmar que o Brasil é cada um de nós, por que cabe a cada um fazer a sua parte neste contexto”, frisou.

O chefe do Executivo lembrou que os problemas existem no Município, no Estado e na União, e isso decorre daqueles que se utilizam dos cargos que exercem para fazer o mal, “por isso nós, como sociedade, precisamos plantar a semente do bem para que em sua maioria possamos tornar o Brasil na Pátria que nós queremos. Se semearmos o bem, seremos mais fortes e venceremos o mal”, disse o prefeito fazendo alusão ao conturbado momento político do País.

Ato oficial marca abertura da programação da Semana da Pátria em Pejuçara

O prefeito Buzzatti fez menção ainda a homenagem recebida pelos familiares da servidora pública Isaura Parussollo. “A Isaura foi realmente uma patriota de Pejuçara. Eu tive o privilégio de conviver com ela como colega de serviço e depois na qualidade de prefeito onde a dedicação, o comprometimento e o trabalho incansável, extra horário de expediente desta servidora fizeram a diferença. A Isaura Veneranda Parussolo deixou este legado para Pejuçara e por isso é justa, sincera e muito significativa esta homenagem que a Administração Municipal presta a esta servidora que dedicou 34 anos de sua vida laboral ao município”, concluiu Buzzatti.

Após o encerramento do ato de abertura da Semana da Pátria com a execução do Hino do Município de Pejuçara, foi aberta a exposição fotográfica alusiva aos homenageados de Pejuçara no hall de entrada do Centro Administrativo Municipal.

Estiveram presentes no ato realizado junto a Praça Visconde de Rio Branco, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Legislativo Municipal representado pela presidente Eliane de Moura Zamberlan e os vereadores Mauricio Mioso, Valdecir Villani, Daniel Vincensi, Carina Leal Zambra, Cerineu Mantovani e João Martins, secretários municipais dentre os quais a professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de Educação, vice-prefeito Marcos Villani, servidores municipais, diretoras das escolas que integram a rede pública de educação, integrantes do Cepib, estudantes e comunidade  em geral.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


Prefeitura Municipal


Pejuçara