CAMINHADA NA EXPOIJUI

Obras - Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015


CAMINHADA NA EXPOIJUI

SAÚDE

Divulgação e Caminhada do grupo

de pacientes oncológicos na Expoijuí

A importância do grupo terapêutico responsável pelo apoio aos pacientes oncológicos, que reúne diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pejuçara, fez parte da programação do “Dia da Saúde”, entre outras ações desenvolvidas no Parque de Exposições Wanderley Burmann, na sexta-feira, 16 de outubro.

O projeto foi selecionado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde/SUS-RS para fazer parte da reunião mensal da Comissão Intergestora Regional (CIR), como um dos trabalhos que vem se destacando na construção das redes de saúde da região da diversidade, em especial no atendimento clínico, terapêutico e psicológico, no enfrentamento da patologia diagnosticada.

A atividade inicial foi um encontro na “Casa do Rio Grande”, onde estavam expostos os banners e foram distribuídos folders informativos dos programas conduzidos pelos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial e os Núcleos de Apoio a Atenção Básica dos municípios que fazem parte da área de ação da 17ª CRS.

A apresentação do projeto de Pejuçara foi da assistente social Silvana Bolfe, tendo como assistente entre os profissionais e o público a Coordenadora Regional de Saúde Silvia Ceccato. Acompanhou o grupo pejuçarense, a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e o gestor da Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco.

A divulgação do trabalho com o grupo oncológico de Pejuçara foi complementada com uma caminhada pelo Parque de Exposições, reunindo seus integrantes e os representantes das instituições do governo estadual e municípios da região. Acompanhados pelo “Zé Gotinha” e o “Mosquito da Dengue”, figuras promotoras das campanhas de saúde pública.

GRUPO DE APOIO

O “Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos e Seus Familiares” é um programa de assistência presencial onde todos os envolvidos possam interagir através de roda-de-conversa, falando sobre o seu caso e trocando experiências com o relato dos outros. Os assuntos partem dos próprios participantes tendo os profissionais da Saúde como mediadores.

Entre os objetivos, o que se pretende com este grupo de apoio é humanizar a assistência ao paciente oncológico, a fim de amenizar o sofrimento decorrente do adoecimento e do tratamento. A iniciativa é oferecer um ambiente favorável, onde a situação dos pacientes seja compreendida e respeitada, mas que ofereça a melhor maneira de encarar o câncer, ou seja, falando sobre ele e conhecendo todos os recursos da medicina para combatê-lo.

A assistente social Silvana Bolfe afirma: “o paciente precisa encontrar forças para se submeter ao tratamento e, nada melhor, do que compartilhar aquilo que está passando para adquirir esperança de cura”. O câncer é uma doença que está em todo o lugar, atinge pessoas de todas as idades, mas em alguns casos deixou de ser risco de morte. Iniciado em abril de 2014, o Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos completou um ano e meio de atividades.

CAMINHADA NA EXPOIJUI


Prefeitura Municipal


Pejuçara