PLANTAS MEDICINAIS

Saúde - Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015


PLANTAS MEDICINAIS

SAÚDE

Emater orienta sobre o uso adequado

de fitoterápicos e plantas medicinais

A sensibilização sobre o uso de fitoterápicos e plantas medicinais é uma ação que vem ganhando corpo em Pejuçara, através de um trabalho envolvendo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e a Emater. A estratégia passa pelo cronograma de diversas atividades, envolvendo diferentes tipos de público – crianças, adultos e idosos, pelo período de seis meses, com encontros mensais de troca de experiência e esclarecimentos.

As plantas medicinais e os fitoterápicos trazem inúmeros benefícios para a promoção da saúde e prevenção de doenças, porém é importante o conhecimento sobre a sua adequada utilização, para usufruir de seus efeitos positivos e evitar intoxicações. O curso foi organizado pelo farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde Cristiano Baiotto e a extensionista da Emater Loiva Mittelstaedt.

Para contribuir com essa proposta esteve em Pejuçara, dia 09 de outubro, a extensionista e assistente técnica regional da Emater/Ijuí Silvana Canova Ritterbusch. Esta foi a segunda atividade realizada no auditório do Sindicato Rural, com a abordagem do tema “Sensibilização sobre Plantas Bioativas”, e teve a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, usuários, a nutricionista Ângela Adam Martins e a fisioterapeuta Francéli Stefanello.

A assistente técnica Silvana Ritterbusch iniciou o seu painel fazendo um resgate histórico sobre como as plantas medicinais foram introduzidas no Brasil para fins terapêuticos, como condimento culinário e seu uso religioso. “Devemos à cultura indígena e à cultura afro a maior parte deste conhecimento milenar sobre o princípio ativo das plantas medicinais” explicou a palestrante. Hoje, a fitoterapia e a homeopatia são práticas integrativas e complementares reconhecidas pela Agência Nacional de Saúde – garantiu Silvana.

O que está acontecendo em Pejuçara, segundo a assistente técnica da Emater, é o reconhecimento de que existem alternativas para situações que podem ser resolvidas de forma mais natural. “A utilização de plantas é saúde e qualidade de vida” assegura Silvania. Em Não-Me-Toque, durante a Expodireto as 200 espécies cultivadas no Horto de Plantas Medicinais foram muito procuradas por populares que queriam saber como cultivar e como utilizar. “Foi muito gratificante ver todas aquelas pessoas perguntando, conversando, tirando fotos e solicitando informações”, concluiu.

PLANTAS MEDICINAIS


Prefeitura Municipal


Pejuçara