Grupo Hiperdia é orientado sobre o uso de plantas medicinais

Saúde - Segunda-feira, 21 de Setembro de 2015


Grupo Hiperdia é orientado sobre o uso de plantas medicinais

Grupo de hipertensos e diabéticos foi

orientado sobre o uso de plantas medicinais

A forma correta de preparação de chás e as suas indicações terapêuticas fizeram parte de uma palestra que o farmacêutico Cristiano Sartori Baiotto, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou para os pacientes hipertensos e diabéticos do grupo Hiperdia. O encontro aconteceu no auditório do Sindicato Rural, na tarde do dia 17/09, e contou com a participação de 65 pessoas.

A palestra serviu para esclarecer com se dá a interação do uso de chás com medicamentos de uso contínuo, bem como serviu para ampliar o conhecimento sobre várias plantas medicinais, que podem ser encontradas na flora silvestre ou serem cultivadas. Em duas mesas na entrada do auditório foi montada uma exposição das plantas com a respectiva etiqueta de identificação e principais indicações.

O farmacêutico também ensinou sobre a propriedade dos fitoterápicos como a cataplasma, inalação, compressa e outras formas de utilização. De acordo com Cristiano Baiotto foi importante oferecer aos pacientes do grupo Hiperdia como as plantas medicinais podem fazer parte das suas vidas como uma terapêutica complementar as que já existem.  O próximo passo será difundir essa prática entre os profissionais de saúde e a população.

A Secretaria da Saúde vai programar várias atividades de capacitação em plantas medicinais e fitoterápicos para os Agentes Comunitários de Saúde e os responsáveis pela prescrição. “É uma política nacional e estadual que hoje começa a ganhar importância e a ser oferecida aos usuários do SUS por indicação médica” explicou o farmacêutico.

A utilização de plantas como recurso terapêutico faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares ao SUS, trazendo à pauta a discussão sobre a “desmedicalização” da vida e a promoção do uso racional de medicamentos e plantas. A afirmação partiu das farmacêuticas Deise Sperotto e Paola Pizutti, que representam o Comitê Regional de Práticas Integrativas e Complementares ao SUS (PICS) da 17ª CRS, com sede em Ijuí.

Os medicamentos apresentam benefícios ao organismo humano, segundo a farmacêutica Deise Sperotto, porém podem apresentar efeitos indesejados e/ou interações com outros medicamentos, plantas e chás. Para uma melhor qualidade de vida os grupos de estudos como este e a orientação da equipe de saúde são muito importantes, especialmente nos casos de hipertensão, diabetes e pessoas que utilizam muitos medicamentos. “Parabenizamos ao farmacêutico Cristiano, aos Agentes Comunitários de Saúde e ao município de Pejuçara pela iniciativa, pois a fitoterapia e as plantas medicinais são uma valiosa opção terapêutica e seu uso tradicional nas comunidades deve ser fortalecido e respeitado”, observaram as farmacêuticas.

Grupo Hiperdia é orientado sobre o usos de plantas medicinais



Prefeitura Municipal


Pejuçara