COLONO E MOTORISTA: Museu tem mostra cultural

Educação - Sexta-feira, 24 de Julho de 2015


COLONO E MOTORISTA: Museu tem mostra cultural

Museu fez instalação cultural em

homenagem ao Colono e Motorista

O Museu do Imigrante de Pejuçara está prestando uma homenagem ao Colono e Motorista, cuja data comemorativa transcorre em 25 de julho, com uma instalação de objetos e instrumentos que fizeram parte da vida destes dois grandes personagens na formação da sociedade urbana e rural. A mostra cultural foi montada com vários atrativos em um recanto do museu, ficando aberta a visitação pública e grupos escolares nas terças e quartas, no período da tarde, das 13h às 17h.

Esta mostra sobre a vida dos colonos e motoristas, com objetos do acervo do Museu do Imigrante “Marcos Bresolin”, já foi concebida em outras duas oportunidades com abordagem de temas diferentes. Em maio, por exemplo, diversos painéis fotográficos, documentos oficiais  e clipping de jornais estiveram expostos para resgatar o transcurso dos 49 anos de emancipação de Pejuçara.

No mês passado, também foi motivo de uma mostra especial o transcurso das festas juninas. que antigamente eram celebradas com maior ênfase, com grandes fogueiras nos bairros e comunidades do interior, inclusive com pessoas caminhando sobre as brasas. Alguns registros fotográficos desses fatos ligados à devoção religiosa foram expostos para surpresa das novas gerações. O museu vai continuar promovendo estas exposições temáticas conforme as datas comemorativas ao longo do ano.

VISITAÇÃO – O prefeito Eduardo Buzzatti e a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe estiveram no museu para prestigiar a mostra alusiva ao Colono e Motorista e também o trabalho de compilação em torno do acervo que vem sendo feito pelo professor Vanderlei Mioso, que foi designado para atender aquele setor. Eles observaram painéis fotográficos, álbuns e outros registros, lembrando acontecimentos que fizeram parte da sua inserção na história política e educacional de Pejuçara.

Para o prefeito Eduardo Buzzatti, “esses registros também podem ter significado para outras pessoas e suas descendências familiares na linha de tempo da Pejuçara colonial e da Pejuçara município”. Por esse e outros motivos de ordem pessoal, o museu guarda parte da memória cultural que, segundo a secretária Maria de Lourdes, é capaz de nos remeter de encontro a nossa própria história. “Visitar o museu é uma sensação prazerosa e divertida” – recomenda a secretária de Educação.

COLONO E MOTORISTA: Museu tem mostra cultural


Prefeitura Municipal


Pejuçara