PREFEITO EDUARDO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Administração - Terça-feira, 07 de Julho de 2015


PREFEITO EDUARDO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

PREFEITO EDUARDO PARTICIPA DE RODA DE CONVERSA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Nesta terça-feira (07/06), o Prefeito Eduardo participou da Roda de Conversa na Rádio Pejuçara 105.9, sob a coordenação do Sr. Nelson Fernandes, Diretor Social da Rádio e organizador do debate. A pauta envolveu as questões sobre Segurança Pública.

Participaram da Roda de Conversa a Delegada Lilian Carus, de Cruz Alta, o Sargento Marco Antonio Oliveira Lima, da Brigada Militar de Pejuçara e o radialista Jarbas Vargas. Na abertura o Prefeito Eduardo saudou a comunidade, destacou o trabalho da Rádio e parabenizou a iniciativa de viabilizar uma conversa, que relate a comunidade, como está a situação da segurança pública no nosso município.  

O prefeito de imediato informou ações administrativas que estão acontecendo desde 2013, 2014 e 2015 pela busca de efetivos para o comando da Brigada Militar de Pejuçara. Na oportunidade, destacou algumas definições e princípios, citando artigos da Constituição Federal que define a Segurança Pública como responsabilidade do Estado, da Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de bombeiros. Cabe ao Município reivindicar, pedir auxilio para dar segurança a comunidade.

O prefeito destacou que em todos os encaminhamentos a Câmara de Vereadores esteve integrada as ações. Através da presidência participaram das solicitações com entrega de ofícios, audiências na Brigada Militar do Alto Jacui e de Porto Alegre, a fim de reivindicar mais efetivos.Também acompanhou as solicitações a Presidente do Conselho de Assistência Social, Juraci Zamberlan  e um dos Integrantes do CONSEPRO, Dalmiro Lopes.

Muitas ações foram realizadas pela Administração, em 2013, foi entregue o abaixo assinado, com mais de 1400 assinaturas ao Comando da Brigada Militar em Porto Alegre. Em 2014 foi pedido um Pelotão da Brigada Militar. Em 2015, foi reivindicado por prefeitos da Amuplam e divulgados na RBS, a necessidade de mais efetivos.

No dia 01 de junho, após 15 dias de divulgação na RBS, assumiu o comando da Brigada em Pejuçara, o Sargento Marco Antonio O. Lima. Segundo o Sargento, pela sua experiência na região, os problemas com a segurança pública não é só em Pejuçara. Infelizmente, os assaltantes estão saindo dos centros maiores e invadindo os municípios pequenos. Pejuçara sempre foi conhecida como uma cidade pacata, as pessoas deixam portas abertas, carros com chave, achando que aqui nada irá acontecer; mas a realidade social mudou e é preciso redobrar os cuidados.

A Polícia Civil, segundo a Delegada Lilian Carus, está à disposição da comunidade, e salientou que a responsabilidade é de todos. Mesmo diante da triste realidade das penitenciárias, a qual, infelizmente não recupera ninguém, é preciso coibir e prender, e isso será feito em Pejuçara.

Na pauta, foi discutida a viabilidade de ter ou não, Guardas Municipais. De acordo, com o artigo 144, da Constituição Federal, as Guardas Municipais só podem existir destinadas a proteção de bens, serviços e instalações municipais, ou seja, os guardas não podem exercer funções que sejam atribuídas aos policiais militares, civis e federais.

A Delegada reafirmou que o policiamento ostensivo compete a Brigada Militar e a Policia Civil. O Prefeito Eduardo, ainda destacou, “o artigo 6º da Lei 10.826 de 2013, Lei do Desarmamento, diz que é permitido o porte de arma, a Guardas Municipais para municípios com mais de 50 mil habitantes e menos de 500 mil, portanto os nossos Vigias estão impossibilitados”.

Para finalizar, o Sargento Marcos e Delegada Lilian Carus, destacaram que a policia está em ação, de maneira ostensiva e discreta. Hoje, o município conta com policiamento em diversos horários, para que em nenhum momento a comunidade sinta-se desprotegida.

A Delegada, ressaltou que atitude do Prefeito, como representante da comunidade, é exigir, cobrar e reivindicar de outros órgãos superiores segurança e policiamento a Comunidade. O CONSEPRO- Conselho Comunitário Pró-Segurança é um dos órgãos já instituídos que pode colaborar nestas ações.

Ao concluir foi reafirmado que ainda precisamos de mais policiamento, isso ampliaria e melhoraria ainda mais a segurança da comunidade. O Sargento Marcos deixou os telefones para contato: 190, (55)9969 3842, (55) 3322 6190 este último atende direto em Cruz Alta e via Rádio comunicam imediatamente a viatura de Pejuçara. O número 197 é direto com a Policia Civil.


Prefeitura Municipal


Pejuçara