SEMANA DA PÁTRIA

Educação - Terça-feira, 02 de Setembro de 2014


SEMANA DA PÁTRIA

A tocha conduzindo o Fogo Simbólico chegou na praça Visconde de Rio Branco, por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (01/07) abrindo oficialmente a programação da Semana da Pátria. Um grupo de estudantes da Escola Municipal Pejuçara e Escola Estadual Ângelo Furian conduziu a centelha desde a guarnição da Brigada Militar até o palanque oficial, onde foi recebida pelo prefeito Eduardo Buzzatti que procedeu o acendimento da Pira da Pátria.

Uma grande representação de alunos da rede municipal e estadual de ensino assistiu do largo da Prefeitura Municipal toda a solenidade, juntamente com autoridades do Executivo e Legislativo, e integrantes do comércio, instituições e entidades do Município.

A execução do Hino Nacional através de violão teve a participação do professor e músico Rodrigo Martins, enquanto as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, eram hasteadas pelo prefeito Eduardo Buzzatti, o presidente da Câmara João Carlos Martins e a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe. O Hino Municipal foi interpretado por Bárbara Zamberlan com arranjos musicais de Rodrigo Martins.

Uma representação do Centro Educacional Professora Iara Bergoli/CEPIB através de dois grupos de meninas realizou uma animada apresentação de “Dança de Rua”, coordenadas pela instrutora Helenaa Vigorito. Estiveram também presente várias pessoas atuantes nos grupos de Terceira Idade e os professores de Educação Física – que receberam congratulações e felicitações pelo transcurso do seu dia.

Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Buzzatti disse que através do resgates dos valores de cada um devemos homenagear o nosso país e, cada vez mais, estimular os demais também a fazê-lo . Na opinião de Buzzatti, a era da informação e as redes sociais vem absorvendo demais as novas gerações com atrativos tecnológicos. O prefeito acredita que, mesmo sem renunciar ao que é moderno e atual, a vivência e a convivência entre as pessoas é o que deveria prevalecer.

A formação da cidadania passa pelo cuidado de não se deixar subverter aquilo que os meios de comunicações nos trazem todos os dias. “As pessoas devem filtrar e analisar a seu modo estas informações, e encontrar uma forma de separá-las” comentou o prefeito. Este é um ano que exige da população uma ação tão importante quanto responsável, referindo-se ao processo eleitoral, que se coloca diante da sociedade este ano.

CIDADANIA e INDEPENDÊNCIA – Depois do início oficial da Semana da Pátria também foi aberta a exposição Cidadania e Independência, organizada pelo Departamento Municipal de Cultura no hall de entrada da Prefeitura Municipal. De acordo com a dirigente cultural Cleonice Rosa Villani, a preocupação foi fazer uma instalação com objetos e imagens associadas ao tema para que os estudantes reflitam sobre os valores da cidadania. Foram colocadas na exposição vários objetos do Museu dos Imigrantes Marcos Bresolin, junto com fotos e painéis. No caso, do vulto estadual homenageado, o músico e compositor Lupicinio Rodrigues, foi exposto um rádio, instrumentos musicais e uma biografia, para conhecimento da sua obra artística pelas novas gerações.

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA


Prefeitura Municipal


Pejuçara