Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Serviço deve ser agendado previamente
A população de Pejuçara conta com um importante serviço de cidadania disponível diretamente na Prefeitura. Em parceria com o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, a Administração Municipal disponibiliza, no térreo do prédio da Prefeitura, um posto de atendimento para a emissão da carteira de identidade.
Diariamente, são realizados atendimentos para todos os cidadãos que necessitam do documento, seguindo as exigências estabelecidas pelo Instituto. Para ser atendido, basta, após realizar o agendamento, comparecer ao local, na data e horário estabelecidos, portando os documentos adequados conforme o estado civil, mas fique atento, para todas as situações, em Pejuçara, é preciso apresentar 2 fotos 3x4 para a confecção do documento.
Confira:
Solteiros: Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Casados ou Viúvos: Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados: Certidão de Casamento com averbação, original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Naturalizados: Certificado de naturalização com portaria atualizada, original ou cópia autenticada;
Filhos de brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja, 243);
Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no mesmo cartório citado acima;
Menores de 16 anos: Devem estar acompanhados de pai, mãe, avô(ó), guardião(ã), tutor(a) ou curador(a), todos portando carteira de identidade. No caso de responsáveis legais, é necessário apresentar termo judicial de guarda, tutela ou curatela.
Além dos dados básicos, o novo modelo da carteira de identidade permite incluir informações complementares como nome social, número do CPF, PIS/PASEP, CNH, CTPS, Título de Eleitor, Certificado Militar, Cartão Nacional de Saúde e identificação profissional, desde que os respectivos documentos originais sejam apresentados.
É possível também adicionar dados sobre o tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde, para facilitar o atendimento em situações de emergência. Para isso, é necessário apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e assinatura médica (CRM).
O prazo médio para a retirada do documento é de 25 dias úteis. A primeira via é gratuita.
O Posto de Identificação de Pejuçara atende a população conforme prévio agendamento pelo telefone (55) 3377-1200. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Pejuçara em facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, promovendo cidadania e inclusão.
.
.
.
R$ 505,78
.
R$ 5,93
.
.