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Prefeitura de Pejuçara oferece serviço de confecção da carteira de identidade na sede do município

Serviço deve ser agendado previamente


Prefeitura de Pejuçara oferece serviço de confecção da carteira de identidade na sede do município

A população de Pejuçara conta com um importante serviço de cidadania disponível diretamente na Prefeitura. Em parceria com o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, a Administração Municipal disponibiliza, no térreo do prédio da Prefeitura, um posto de atendimento para a emissão da carteira de identidade.

Diariamente, são realizados atendimentos para todos os cidadãos que necessitam do documento, seguindo as exigências estabelecidas pelo Instituto. Para ser atendido, basta, após realizar o agendamento, comparecer ao local, na data e horário estabelecidos, portando os documentos adequados conforme o estado civil, mas fique atento, para todas as situações, em Pejuçara, é preciso apresentar 2 fotos 3x4 para a confecção do documento.

Confira:

Solteiros: Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Casados ou Viúvos: Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados: Certidão de Casamento com averbação, original e legível ou cópia autenticada (autenticação deve ser original);
Naturalizados: Certificado de naturalização com portaria atualizada, original ou cópia autenticada;
Filhos de brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja, 243);
Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no mesmo cartório citado acima;
Menores de 16 anos: Devem estar acompanhados de pai, mãe, avô(ó), guardião(ã), tutor(a) ou curador(a), todos portando carteira de identidade. No caso de responsáveis legais, é necessário apresentar termo judicial de guarda, tutela ou curatela.
 

Além dos dados básicos, o novo modelo da carteira de identidade permite incluir informações complementares como nome social, número do CPF, PIS/PASEP, CNH, CTPS, Título de Eleitor, Certificado Militar, Cartão Nacional de Saúde e identificação profissional, desde que os respectivos documentos originais sejam apresentados.

É possível também adicionar dados sobre o tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde, para facilitar o atendimento em situações de emergência. Para isso, é necessário apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e assinatura médica (CRM).

O prazo médio para a retirada do documento é de 25 dias úteis. A primeira via é gratuita.

O Posto de Identificação de Pejuçara atende a população conforme prévio agendamento pelo telefone (55) 3377-1200. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

 

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Pejuçara em facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, promovendo cidadania e inclusão.

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