Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Água, Cultura e Sabores
O Município de Pejuçara está participando da Nova Rota Turística com o tema: Água, Cultura e Sabores, que os 11 municípios da AMUPLAM integram. A proposta é demonstrar o que a nossa região tem de mais valioso, assim, o turismo transcende e desenvolve.
Dentre os atrativos turísticos, destacaremos alguns:
TURISMO INTERIOR:
As pessoas podem visitar as comunidades do interior e conhecer as capelas, grutas, que através dos festejos durante o ano homenageiam seus Santos Padroeiros, preservando aspectos da nossa colonização: através do culto à religiosidade e das comidas típicas servidas.
Linha Macúglia: Festa em homenagem a Santa Tereza
Santo Antônio: Festa em homenagem a Nossa Senhora do Monte Bérico
Passo do Inglês: Festa em homenagem a São Pedro
Santa Apolônia: Festa em homenagem a Santa Apolônia
Vista Alegre: Festa em homenagem a São Roque e Nossa Senhora de Lourdes
Passo Marmeleiro: Festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida
Linha Jacicema: Festa em homenagem a São Sebastião
Pedreira: Festa em homenagem a São João Bosco
IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ
A Igreja Matriz é fonte de força e fé da comunidade de Pejuçara. Cada capela do interior do município, traz consigo as raízes de uma história cheia de luta e vitórias. As oito (8) capelas, são únicas, cada uma carrega a sua verdade, homenageando seus Santos Padroeiros locais: Santa Tereza, Nossa Senhora do Monte Bérico, São Pedro, Santa Apolônia, São Roque, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e São João Bosco.
FESTA DA UVA E DO TRIGO
São 72ª festas promovidas pela Igreja Matriz São José, arrecadando fundos para esta entidade. Uma grande festa italiana é realizada anualmente, entre os meses de janeiro e fevereiro, com venda de uva, cuca, vinho e demais produtos locais e regionais. Na noite é servido o jantar com macarronada e sopa de mondongo e de dia, o almoço fica por conta do tradicional churrasco, com música ao vivo para alegrar a festança. No fim da tarde, o sorteio da rifa beneficente acontece, premiando o público comprador de toda a região.
MUSEU DOS IMIGRANTES MARCOS BRESOLIN
As obras são consideradas muito importantes pela comunidade tendo em vista a história que está preservada no local. Não podemos esquecer jamais do valoroso trabalho desenvolvidos por aqueles precursores imigrantes que trilharam os primeiros caminhos rumo ao crescimento e desenvolvimento econômico e social do nosso município. O Museu dos Imigrantes Marcos Bresolin ensina e preserva em seu acervo toda essa história e recebe objetos e materiais que contam as mais diversas histórias dos antepassados de Pejuçara.
PRAÇA VISCONDE DE RIO BRANCO
A praça central, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Pejuçara, são pontos indispensáveis. A praça foi projetada para o lazer da comunidade, conta com playgrounds modernos e coloridos que trazem diversão e harmonia para as crianças, jovens e adultos. Todos podem sentar em um dos bancos da praça, tomando chimarrão ou água fresca disponível no Chimarródromo da praça, admirando a Prefeitura. Em época festivas, como o Natal e a Páscoa, a praça e a Prefeitura são decoradas lindament
LETREIRO “EU AMO PEJUÇARA”
Instalado no ano de 2021, o letreiro comemorou os 55 anos do município de Pejuçara e hoje está para os visitantes fotografarem, tanto de dia quanto de noite, levando uma lembrança do Município.
BIBLIOTECA PÚBLICA MACHADO DE ASSIS
Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, foi criada pela lei municipal Nº21/69, no dia 05 de setembro de 1969, pelo prefeito Municipal Dary Bonamigo. A Biblioteca Pública de Pejuçara, é destinada a pesquisas, orientações e difusão cultural para a população em geral do Município de Pejuçara. A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, que hoje conta com aproximadamente 8.000 livros e 700 folhetos para leitura, pesquisas.
O principal objetivo da biblioteca é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito.
.
.
.
R$ 505,78
.
R$ 5,93
.
.