.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Turismo E Cultura - Quinta-feira, 09 De Janeiro De 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Município de Pejuçara se prepara para a 73ª festa da Uva e do Trigo

-uma das maiores festas da região-


Patrimônio Cultural Imaterial de Pejuçara, a Festa da Uva e do Trigo que, em 2025, chega a sua 73ª edição, será realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro. Considerada uma das maiores da região, neste ano, a festa que é organizada pela comunidade católica, promete superar as expectativas de público. 
A programação inclui a venda de iguarias da culinária italiana, como cucas e pães. Destaque para as tortas, bolos, salada de frutas e o famoso “vinho-doce”. Tudo é preparado coletivamente, com a participação de inúmeras pessoas que se disponibilizam a colaborar de forma voluntária. 
A festa é uma importante tradição para a cidade de Pejuçara e a região. O evento reúne milhares de pessoas para celebrar as culturas da uva e do trigo, que são importantes para a economia local.
SOBRE A FESTA DA UVA
A história da Festa da Uva e do Trigo tem sua origem a cultura italiana, a cooperação, a religiosidade e a fé cristã. Tudo começou no ano de 1952, através da iniciativa do Padre Vendelino Bender, do Pároco José Spoenlein e de um grupo de pessoas ligadas a agricultura, comércio e indústria. O motivo principal era a demolição da velha Igreja, que apresentava rachaduras e outras depreciações, e a construção de uma nova. Estava desta forma iniciada uma caminhada de trabalho, doação e perseverança. 
Concluída a demolição, a pedra fundamental foi lançada em 23 de dezembro de 1951, e um mês depois, em janeiro de 1952, era realizada a 1ª Festa da Uva e do Trigo.
A realização da Festa da Uva e do Trigo há mais de sete décadas, é motivo de orgulho para os voluntários da Paróquia São José, que preparam mais uma edição.

673 Visualizações

Notícias relacionadas

72

.

23 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Abertas as inscrições para o 3º Concurso Culinário “La Pasta di Nonna”

.

Evento faz parte das comemorações dos 59 anos de município

.
.
Continuar lendo
.

70

.

23 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Pejuçara celebra seus 59 anos com Jantar Baile especial na comunidade de Vista Alegre

.

Festa acontece dia 10 de maio

.
.
Continuar lendo
.

81

.

10 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Coordenadores e Secretários de Cultura do Planalto Médio se Reúnem para Fortalecer Iniciativas Regionais

.

Encontro ocorreu em Ijuí

.
.
Continuar lendo
.

118

.

07 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Prefeitura de Pejuçara realiza segunda etapa da fase municipal dos Jogos Rurais 2025

.

Evento aconteceu nesta segunda-feira, 07

.
.
Continuar lendo
.

101

.

07 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Prefeitura de Pejuçara convida para a IV Festa de Páscoa e visitação especial à Casa do Coelho!

.

Evento acontece no próximo fim de semana

.
.
Continuar lendo
.

114

.

01 de Abril de 2025

Turismo e Cultura

.

Pejuçara recebe amistoso preparatório para a 3ª edição da Copa Amizade

.

Evento ocorreu no sábado

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2024

R$ 505,78

.
URM - 2024

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.