.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 14 De Novembro De 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

14 de novembro-Dia Mundial do Diabetes

-prevenção-


Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.

O que é a insulina e para que ela serve?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de regular a glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células e da sua função. . Em outras palavras, tem como função controlar os níveis de açúcar no organismo.

E de onde vem a glicose?

Ela é obtida por meio dos alimentos ingeridos diariamente. A glicose é a principal fonte de energia e o corpo precisa da insulina para metabolizar a glicose de forma adequada.

O que é o diabetes?

O Diabetes Mellitus é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares provocada pela falta de insulina ou na deficiência de sua ação. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e no cérebro. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Quando uma pessoa tem diabetes, ocorre um déficit na metabolização dos carboidratos. Os quadros de hiperglicemia são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

195 Visualizações

Notícias relacionadas

13

.

13 de Maio de 2025

Saúde

.

TODOS CONTRA A DENGUE: Mutirão da Secretaria de Saúde visa eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

.

Ação continua hoje e amanhã

.
.
Continuar lendo
.

14

.

12 de Maio de 2025

Saúde

.

Secretaria de Saúde inicia ciclo de palestras sobre saúde mental em escola municipal

.

Encontros iniciaram na últma semana

.
.
Continuar lendo
.

33

.

09 de Maio de 2025

Saúde

.

Palestra sobre Saúde Bucal é realizada na Escola Estadual Ângelo Furian

.

Ação promovida pela ESF Saúde Bucal 2 orientou alunos sobre higiene e cuidados com a boca de forma educativa e preventiva.

.
.
Continuar lendo
.

39

.

02 de Maio de 2025

Saúde

.

Prefeitura de Pejuçara recebe visita da equipe do CAPS de Augusto Pestana

.

Encontro ocorreu na Secretaria de Saúde

.
.
Continuar lendo
.

46

.

29 de Abril de 2025

Saúde

.

Pejuçara compartilha experiências em saúde mental e práticas integrativas durante encontro regional do Programa Saúde na Escola

.

Encontro ocorreu nesta terça-feira, 29, em Ijuí

.
.
Continuar lendo
.

37

.

28 de Abril de 2025

Saúde

.

Centro Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde terão atendimento interrompido nesta quarta-feira, 30

.

Ação visa alinhar ações, estratégias e aprimorar a prestação dos serviços de saúde oferecidos à comunidade

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2024

R$ 505,78

.
URM - 2024

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.