Esporte - Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024

Coordenador do Departamento de Esporte participa de Fórum Regional do Esporte e Lazer

-esporte e saúde-

Nesta quinta-feira, 17, o Coordenador do Departamento de Esporte e Lazer de Pejuçara, Ismael Tolfo Flores, participou do 1º Fórum Regional do Esporte e Lazer, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Prefeitura de Ijuí, em parceria com a Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam). O evento, que integra a programação da Expofest Ijuí 2024, foi realizado no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, tendo como debate central o papel e importância do esporte na prevenção de doenças.

Um dos principais momentos do Fórum, foi a fala do diretor-executivo da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), William Boudakian, que abordou o tema “Políticas Públicas de Esporte e Lazer como alavanca de transformação social”. O atleta e integrante de ONG falou sobre a Lei Geral do Esporte, deveres dos entes públicos e da sociedade civil no âmbito esportivo e de lazer, os desafios que doenças crônicas estão impondo nos sistemas de saúde, tendo como um dos principais fatores o sedentarismo da população brasileira, os impactos das mudanças climáticas no segmento, entre outros temas.

O fórum ainda contou com a fala de Fabiane Liell, representante da área de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF/RS), que falou sobre a legislação pertinente a profissão e roda de conversa entre o público presente.

O evento foi prestigiado por gestores municipais de esporte e lazer, representantes de entidades e ONGs ligadas aos setores dos municípios da região, além de atletas e outros participantes.