Assistência Social - Terça-feira, 18 de Junho de 2024

Livro Vidas que Inspiram faz homenagem aos 58 anos de Pejuçara

-histórias-

Livro Vidas que Inspiram faz homenagem aos 58 anos de Pejuçara

Com a presença dos idosos que narraram suas histórias, familiares, autoridades e comunidade em geral, na tarde desta terça-feira, 18, no Salão Paroquial, foi realizado o lançamento do livro Vidas que inspiram: as memórias que o tempo não apagou. A atividade faz parte da programação dos 58 anos de Pejuçara.

O livro que foi lançado, faz parte de um projeto da Administração Municipal que começou a ser elaborado no ano de 2021, sendo escrito pela Secretária de Planejamento Sandra Alves, através de uma pesquisa de escuta que registrou em forma literária as histórias vividas pelos idosos que se inscreveram para participar deste trabalho contando suas vivências que podem ser lidas nas páginas do livro.

Os integrantes do livro que gentilmente cederam suas histórias para inspirar as próximas gerações e a vida de todos os que lerem esta obra são: Augusto dos Santos , Beatriz Venturini, Carmem Piccinim, Décio Basso, Elisia Camargo Tassotti, Elvira Venturini Mantovani, Enriete Mastella, Enis Zambra, Etelvina Marchezam, Eva dos Santos, Geni Cervi, Gessi Sartori, Hortenila Villani , Igino Stella Costa Beber, Iolanda Cesca Quaini, Irma Valandro, João Gabriel Furian, João de Moura, Lucida Venturini, Luiz Sartori, Maria Lucia Turcato, Maria Schwickert, Marisa Andreola, Memi Ivo Stella, Neusa Rosa, Odila Oberto , Plinio Wink, Walter Zamberlan e Zelmar Spanemberg Godoi.

Na abertura, a Prefeita Flaviana Brandemburg Basso, falou sobre a importância do livro que reúne várias histórias, e que serve para mostrar para as outras gerações, como vivia-se naquela época. “Este livro faz uma homenagem aos 58 anos do nosso município. Com este projeto, temos por objetivo mostrar a nossa história, em um momento, por exemplo, em que não tínhamos tanta tecnologia. Desejamos que este livro, seja também utilizado em nossas escolas, para que os alunos conheçam mais sobre a nossa história”.

A Secretária de Planejamento, Sandra Alves, agradeceu aos idosos que aceitaram o desafio de contar suas histórias. “Sem eles, este projeto não seria possível. Tenham a certeza de que cada um de vocês será inspiração na vida de muitas pessoas”, disse a Secretária.

Durante o lançamento, foi realizada a apresentação da peça de teatro “O espelho o tempo e as lembranças”, do Grupo InVento, e da música “Memórias”, que faz uma homenagem ao município de Pejuçara.

“Lembro a todos que o lançamento do livro Vidas que Inspiram não encerra aqui. Finalizaremos no dia 28 de setembro, Dia do Idoso, com o lançamento do projeto musical “Memórias”, finalizou a Secretária Sandra Alves.