Turismo e Cultura - Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2023

FESTA DA UVA E DO TRIGO DE PEJUÇARA ESTÁ CONFIRMADA

- 71ª edição acontece nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2023 -

FESTA DA UVA E DO TRIGO DE PEJUÇARA ESTÁ CONFIRMADA

A história da Festa da Uva e do Trigo não pode ser dissociada da própria história de Pejuçara, pois ambas têm em sua origem a cultura italiana, a cooperação, a religiosidade e a fé cristã.

Uma caminhada que chega a sua 71ª edição. Mas tudo começou no ano de 1952, através da iniciativa do Padre Vendelino Bender, do Pároco José Spoenlein e de um grupo de pessoas ligadas a agricultura, comércio e indústria. O motivo principal era a demolição da velha Igreja, que apresentava rachaduras e outras depreciações, e a construção de uma nova. Estava desta forma iniciada uma caminhada de trabalho, doação e perseverança.

Concluída a demolição, a pedra fundamental foi lançada em 23 de dezembro de 1951, e um mês depois, em janeiro de 1952, era realizada a 1ª Festa da Uva e do Trigo.

As principais culturas do município, a uva e o trigo, deram origem a festa que hoje é Patrimônio Cultural Imaterial de Pejuçara.

A realização da Festa da Uva e do Trigo há 7 décadas, é motivo de orgulho para os voluntários da Paróquia São José, que preparam mais uma edição.

71ª FESTA DA UVA E DO TRIGO

04 E 05 DE FEVEREIRO DE 2023

PARÓQUIA SÃO JOSÉ DE PEJUÇARA

Comercialização de uvas in natura, vinho doce, vinho, cuca italiana, pães, assados, churrasco, saladas, lanches, chopp Mantovani e bebidas em geral.

Programação:

04/01 (sábado)