Assistência Social - Segunda-feira, 27 de Junho de 2022

Junho Violeta

Secretaria de Assistência Social realiza mais uma atividade alusiva ao mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa

Junho Violeta

Idosos, integrantes do Grupo Conviver, se reuniram no Clube Recreativo Pejuçarense para falar de um assunto, que infelizmente, ainda é realidade em muitos lares.

No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, foram registrados em 2021, através do Disque 100, 215 casos por dia, de diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. Mais de 80% desses casos aconteceram dentro de casa e os agressores são, na maioria, filhos e filhas responsáveis por cuidar de idosos.

A Assistente Social da Prefeitura, Michele Rodrigues, comentou sobre os casos de violência mais comuns que chegam até a Secretaria de Assistência Social, através do Ministério Público.

“Situações de abandono por parte da família, de negligência quanto a medicação, com alimentação, com higiene da pessoa idosa. Também casos de violência psicológica, dizem que o idoso não serve mais pra nada, que é um peso, um incômodo. Casos em que o familiar detém o cartão da aposentadoria do idoso, ele que fica gerenciando os valores da aposentadoria e desvia para outras finalidades que não é para o próprio sustento do idoso. Esses são os casos mais comuns que chegam até nós”, relatou a Assistente Social.

O principal objetivo da campanha “Junho Violeta”, é criar uma consciência social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. E mais do que isso, oferecer apoio a pessoa idosa, debatendo o tema e fortalecendo as mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Os idosos que participam do grupo Conviver, receberam uma violeta, flor símbolo da campanha.

DISQUE 100

O Disque 100 é um canal de denúncias sigiloso que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O serviço é considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violência que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.