.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Saúde - Quarta-feira, 08 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Qualidade da água em Pejuçara é a melhor da história

- Índice do município superou a meta estadual -


Qualidade da água em Pejuçara é a melhor da história

Garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade é uma importante atribuição do Sistema Único de Saúde, através da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), de forma a prevenir doenças.

No dia 06 de junho, uma equipe da Secretaria municipal de Saúde esteve na 17ª Coordenadoria de Saúde em Ijuí, para discutir e pactuar os indicadores de saúde para os exercícios de 2022 e 2023. 

Durante a apresentação dos indicadores houve destaque entre os itens apresentados, no que se refere a qualidade da água das SACs (Soluções Alternativas Coletivas) de Pejuçara.

No indicador nº 16, referente a população abastecida por SAC com tratamento, o município atingiu o percentual 88,04%, ultrapassando a meta estadual que seria de 75% da população abastecida por SAC com tratamento. Em relação as séries históricas, o município apresentava os índices de 28,57% em 2017, 60,64% em 2018, 56,63% em 2019, 28,08% em 2020.

Segundo a Secretaria Municipal de saúde, Pejuçara só conseguiu superar a meta, porque em 2021, a Administração Municipal passou a oferecer o tratamento para as comunidades do interior do município e, juntamente com a ação da equipe de Vigilância Sanitária Municipal, desenvolveu importante trabalho no que se refere à conscientização da população sobre a importância de ser consumida água tratada na prevenção de doenças e promoção da saúde. A equipe também acompanhou as etapas importantes para o correto tratamento da água, bem como, o constante monitoramento dos itens que garantem a potabilidade.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Pejuçara, Eliana de Moura Lopes, as discussões sobre o tratamento das SACs se deram através dos Conselhos Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Saneamento. “Inicialmente, as comunidades de Marmeleiro, Passo dos Rodrigues, Macúglia e Santa Apolônia investiram no tratamento da água. E a partir de 2021, através de processo licitatório, a Administração Municipal contratou uma empresa especializada que realiza a desinfecção da água, duas análises microbiológicas e físico-químicas mensais para o monitoramento da qualidade da água, bem como apresenta um Responsável Técnico para o fornecimento de tal serviço e a limpeza das caixas d’água”, comentou a Secretária.

Anualmente, uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal realiza Inspeção Sanitária no local e emite um relatório ao Ministério da Saúde informando a situação das SACs.

PROGRAMA VIGIÁGUA – Vigilância da Qualidade da água para consumo humano tem a finalidade de monitorar a qualidade da água consumida para a população. Dentre as formas alternativas de abastecimento, as Soluções Alternativas Coletivas – SACs localizadas nas comunidades do interior do município necessitam realizar seu correto tratamento para garantir a potabilidade da água oferecida.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

290 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.