Saúde - Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Dia 2 e abril, é o dia mundial de conscientização do AUTISMO

Secretaria Municipal de Saúde cria grupo de estimulação precoce

Dia 2 e abril, é o dia mundial de conscientização do AUTISMO

O Tema de estudo e reflexão para 2020/21 é “Respeito para todo o espectro”.

Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que causa déficits persistentes na comunicação e interação social, causando comportamentos restritos e repetitivos, causando problemas na compreensão de emoções de si e dos outros, insistência em manter-se na mesma brincadeira e na mesma rotina, alterações sensoriais como reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento e problemas em comportamentos não-verbais como a comunicação visual e imitação de gestos e comportamentos entre outros.

As causas do autismo podem ser multifatores, porém, a maior prevalência são fatores genéticos, acompanhados de fatores hereditários e ambientais.

Pais, fiquem atentos. Crianças tendem a dar sinais de autismo logo nos primeiros meses de vida, ao não se comunicar com a mãe visualmente durante a amamentação e atraso na fala, são alguns dos primeiros sinais.

O Autismo não tem cura! Mas com diagnóstico precoce e terapias adequadas, a criança poderá desenvolver-se de melhor forma, tendo como objetivo, melhorar a qualidade de vida da criança, proporcionando sua independência e melhor convívio social. Para isso, estima-se que crianças com autismo precisam em média de 20 a 30hs semanais de estimulação, sabendo muitas vezes não ser possível, contamos com o apoio dos pais!

Os pais possuem um papel fundamental neste processo de tratamento! Entendemos que o nascimento de uma criança com TEA na família, traz a sensação de medo do que virá, um misto de expectativas não realizadas e frustração. O processo requer dedicação, carinho, paciência, perseverança e principalmente muito amor. Cada conquista desta criança, é uma vitória dos pais, dos terapeutas e principalmente da criança, ficamos felizes a cada passo, a cada progresso. Para facilitar, seguem algumas sugestões de atividade para fazer com seu filho:

-Brincadeira com balão: Encha o balão sem amarrar, peça para o seu filho tentar fazer igual, ajude-a a encher se for necessário, quando ela fizer, solte o balão no ar, faça sons engraçados. Estas brincadeiras podem ter variações, como jogar o balão, desenhar rostos no balão, por exemplo;

-Brincadeira com bolhas de sabão: As crianças costumam gostar muito desta atividade, para estourá-las.

Procure se posicionar sempre em frente a criança durante as brincadeiras e levar os brinquedos próximos ao seu rosto, visando estimular a criança a se comunicar visualmente com você.

A Secretaria Municipal de Saúde, busca o melhor atendimento para as crianças e famílias que se encontram nesta condição. Sempre pensando nas possibilidades de desenvolvimento saudável respeitando o tempo e os processos de cada criança e seus familiares. Para atender a demanda local, foi criado um grupo interdisciplinar de estimulação precoce. Este grupo terá como finalidade a integração, socialização e desenvolvimento da comunicação de nossas crianças, através de brincadeiras de estimulação feita pela fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga. Ampliando desta forma as horas de estimulação das crianças em atendimento.

Para mais informações, dúvidas e sugestões nos procurem! Teremos imenso prazer em ajuda-los!