Educação - Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021

Secretários de Educação da AMUPLAM se reúnem para avaliar possível retorno das aulas presenciais em março.

Prefeitos também discutirão o assunto em reunião dia 25.

O retorno as aulas presenciais têm sido muito aguardado por pais, alunos e professores. As restrições e o isolamento social impostos pela pandemia fizeram com que a educação se reinventasse, porém, já acena a possibilidade de volta as escolas, desde que, tudo seja feito conforme as medidas de segurança determinadas pelos órgãos competentes. Para discutir esta questão, a Secretária Municipal de Educação Sandra Andreola e a Coordenadora Pedagógica Daniela Oberto Cervi, participaram no dia 22 de janeiro, de uma reunião em Coronel Barros. O encontro foi promovido pelo CONSEME (Conselho de Secretários Municipais de Educação) da região da AMUPLAM (Associação dos Municípios do Planalto Médio) o evento também contou com a participação da UNDIME-RS (União dos Dirigentes Municipais da Educação representados pela Vice-Presidente Nirlene Boeri e pelo Secretário Executivo Diego Lutz. Além de assuntos gerais relacionados a educação, o momento foi para tratar de pautas como orientações da UNDIME aos gestores de Educação, eleição do CONSEME/AMUPLAM, e como um dos focos prioritários, a discussão de planejamentos de ações e medidas de segurança para o retorno às aulas. Este retorno deve acontecer de maneira hibrida e respeitando a realidade de cada Município. Não há condições de um retorno integral de imediato, este retorno será escalonado, primeiramente com os anos finais da educação e gradativamente incluindo os demais alunos da rede. Este procedimento se faz necessário para seguir com segurança o protocolo de Sanitização que prevê a higienização do ambiente escolar a cada três horas. As formas de retorno as aulas discutidas no encontro estão amplamente apoiadas nas legislações Federal e Estadual. A temática da reunião será apresentada aos prefeitos para apreciação dos mesmos no dia 25, quando acontecerá a reunião de prefeitos da região da AMUPLAM.