Saúde - Terça-feira, 25 de Agosto de 2020

Pejuçara registra 1º óbito por Covid-19

O Município de Pejuçara localizado na região Noroeste do Estado, integrante da Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam), registrou nesta terça-feira(25) o primeiro óbito provocado pela Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), o primeiro atendimento da paciente, uma senhora idosa de 73 anos moradora do bairro Renascer, ocorreu no dia 15 de julho junto ao Centro de Triagem instalado no município devido a ter apresentado os sintomas da doença. A internação da paciente ocorreu no dia 19 de julho no Hospital Rio Branco de Pejuçara, mas o exame positivo para Coronavírus foi conhecido no dia 22 do mesmo mês e logo após ela foi transferida para o HCI onde ficou internada por 36 dias na Unidade de Terapia Intensiva(UTI). A idosa que também era portadora de problemas cardíacos faleceu na madrugada desta terça-feira vítima da Covid-19.

O Prefeito Eduardo Buzzatti, que também preside a Amuplam disse estar consternado com o passamento da munícipe Pejuçarense e reiterou a necessidade de que a população mantenha os cuidados preventivos ao contágio. “Lamentamos profundamente a perda de uma pessoa integrada a nossa comunidade. Estamos fazendo todo o possível para evitar novos contágios e também para o tratamento dos pacientes que foram acometidos pelo vírus, mas essa doença se mostra perigosa, traiçoeira, por isso reforçamos a necessidade de que a comunidade mantenha o distanciamento social, saindo de suas casas apenas para os casos extremamente necessários, o uso de máscara e a higienização com o álcool em gel”, solicitou.

Nessa segunda-feira(24) o novo boletim epidemiológico mostrou que o número de pessoas com sintomas gripais que estão em monitoramento aumento de novo chegando a 25 casos depois de uma queda na última semana. O número de casos positivos para Coronavírus também aumentou chegando a 26. Os mais recentes foram diagnosticados na segunda e na terça feira(24 e 25). O primeiro em um homem de 33 anos que testou positivo através do exame RT-PCR e o segundo em uma mulher de 68 anos que testou positivo para a doença nessa terça(25). Os pacientes encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar sendo acompanhados pelas equipes de saúde.