Saúde - Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020

Mamaço virtual marca passagem do Dia Municipal de Incentivo a Amamentação

Este dia 14 de agosto é marcado pela passagem do Dia Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. A Lei Municipal nº 2.049 foi sancionada pelo Prefeito Eduardo Buzzatti em 14 de agosto de 2019 e tem por objetivo estimular o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à mãe lactante, principalmente nos primeiros meses de vida da criança, conscientizando da necessidade constante do voluntariado de mães lactantes em amamentar crianças de mães que não possuem o leite materno e disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno promovendo a saúde das crianças e de suas mães.

Nesta primeira quinzena de agosto várias atividades foram desenvolvidas neste sentido tendo em vista que o Agosto Dourado é dedicado a Amamentação “pela riqueza que e o leite materno tem, leite padrão ouro”, disse a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti idealizadora da iniciativa.

Ela lembrou do seu apoio e incentivo a amamentação, mas reiterou que a instituição do dia municipal de incentivo ao aleitamento materno ocorreu como forma de homenagear a técnica em enfermagem Liege Buzzatti, e também a "doula",  pelo trabalho histórico que desenvolveram para o incentivo ao aleitamento materno.

Maria Lúcia disse que neste ano, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus as ações de incentivo ao aleitamento materno foram intensificadas já a partir de junho. A pandemia exigiu modificação nos relacionamentos e forma de conviver e pensando no bem-estar e tranquilidade das mães, a criação de um grupo de apoio na plataforma WattsApp amenizou o dilema do distanciamento social.

Com enfoque na amamentação, e respeitando quem por alguma circunstância  não amamenta, foram feitas nas redes sociais mensagens e vídeos de otimismo, de informação, recomendações sobre amamentação e a troca de vivencias mesmo que por meio digital para ajudar as mamães a superar esse período de distanciamento, fortalecendo  ainda mais a relação mãe-bebê-mama.

“O poder público não poderia deixar essas mães e bebês em amamentação sem um atendimento especial e da mesma forma aquelas crianças que são alimentadas com fórmulas. A  pandemia  nos impôs a necessidade de reinvenção, e assim, ações e atitudes de carinho, apoio, incentivo, orientações e cuidados mesmo a distância estão sendo repassadas as cerca de 40 mamães que integram o grupo criado no WattsApp para que recebessem essa atenção e olhar especial neste momento tão delicado que vivemos”, observou a Primeira Dama reiterando que o “mamaço” realizado no ano de instituição do Dia Municipal do Incentivo ao Aleitamento Materno precisou ser adaptado ao atual momento passando de presencial a imagens enviadas pelas mamães neste lindo momento de “troca de olhares” com seus filhos”, concluiu.

Veja vídeo institucional criado para a campanha inserida na programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao Aleitamento Materno:

Relembre: