Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Prefeito recebe a visita da supervisora regional da Emater

Discutir o uso da homeopatia, como tratamento alternativo foi uma das pautas discutidas na reunião mantida nesta terça-feira(30) no gabinete do prefeito Eduardo Buzzatti. Estiveram presentes ao encontro a Chefe do escritório local da Emater Loiva Clenice Schröer, a supervisora da Emater na Micro-Região de Ijuí Márcia Barbosa Brietembach, além da responsável pela Secretaria Municipal da Saúde(SMS) Ângela Adam Martins.

A reunião serviu para que as representantes da Emater apresentassem ao prefeito um trabalho que está sendo feito por alguns escritórios da organização estadual na área da homeoprofilaxia ou homeopatia. Este trabalho é desenvolvido pelo médico catarinense Doriano Venturini que integra a Associação dos Médicos Homeopatas do Brasil no sentido de difundir o uso de fitoterápicos no tratamento de saúde, como forma de prevenção a doenças infectocontagiosas.

O prefeito Eduardo Buzzatti destacou na reunião que tratamentos que estejam mencionados e ou autorizados por protocolos do Ministério da Saúde e se houver o entendimento de sua aplicação por parte das equipes de saúde, especialmente do comitê de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, serão estudados para possível uso em Pejuçara.

“Fiquei muito interessado no assunto uma vez que este tratamento preventivo pode ser estendido a toda a população. Nós vamos estudar a aplicação deste tratamento alternativo por ser uma medida preventiva; e como presidente da Amuplam vamos passar isso para os demais prefeitos da região para que analisem. Se possível vamos agendar uma vídeo-conferência para que o Dr. Doriano Venturini explique aos demais gestores municipais sua aplicabilidade.