Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Administração entrega bombas de infusão a setores da saúde de Pejuçara

Em ato que contou com a presença de servidores da saúde e equipe médica do município de Pejuçara, além de integrantes da administração do Hospital Rio Branco, o prefeito Eduardo Buzzatti procedeu a entrega de duas bombas de infusão volumétrica utilizadas para perfundir líquidos tais como fármacos ou nutrientes com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica de pacientes. O equipamento foi adquirido junto a empresa Vida Equipamentos que venceu a licitação para o fornecimento do produto que também é utilizado em tratamentos onde haja a necessidade do uso de respirador.

A responsável pela Secretaria Municipal da Saúde(SMS) Ângela Adam Martins comenta que as bombas de infusão serão utilizadas no tratamento de pacientes junto ao Hospital Rio Branco e também no Centro Municipal de Saúde e se agregam aos equipamentos já adquiridos pelo município no sentido da prevenção e enfrentamento a Covid-19, bem como quando da necessidade da remoção de pacientes para as referências de saúde da região.

Administração entrega bombas de infusão a setores da saúde de Pejuçara

A Bomba de Infusão está entre os itens da lista sugestiva para a seleção, programação e aquisição de produtos para a saúde no cenário da Covid-19, conforme Nota do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) de abril de 2020, para ser utilizada nos serviços para atender os pacientes positivos para Coronavírus, com foco nos casos que requerem tratamento intensivo, principalmente para o manejo e transporte daqueles que estão fazendo uso de ventilação mecânica evasiva. Uma vez que o município já adquiriu o ventilador/respirador mecânico, a Bomba de Infusão se faz necessária àqueles pacientes que utilizarão o ventilador, pois é pela bomba que os medicamentos serão administrados.

Para a aquisição das bombas de infusão volumétrica a Administração Municipal investiu cerca de R$ 28 mil. “Tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus, estamos destinando recursos para garantir aos pacientes, que eventualmente tenham a necessidade de utilizar, o melhor tratamento com qualificação e de forma adequada a necessidade técnica”, disse o prefeito Eduardo Buzzatti.

Os equipamentos de saúde serão utilizados no tratamento de pacientes do município de Pejuçara que apresentarem sintomas respiratórios graves ou outras enfermidades que demandem a utilização do procedimento clinico. O investimento é mais uma ação da administração na prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus.

A entrega dos equipamentos ocorreu no prédio anexo a Secretaria Municipal da Saúde na tarde desta segunda-feira(29). A responsável pela Secretaria da Saúde Ângela Adam Martins e a secretária de administração Patrícia Schuh também participaram do ato.

Leia também: https://www.pejucara.rs.gov.br/noticias/combate_a_covid-19_municipio_adquire_respirador_e_monitor