Saúde - Segunda-feira, 29 de Junho de 2020

Autoridades mostram preocupação com evolução do Coronavírus na região

O Prefeito Eduardo Buzzatti que também preside a Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam) participou na última semana de uma vídeo conferência integrando prefeitos e secretários de saúde para avaliar o avanço do número de casos de Coronavírus na região da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS), além das medidas de distanciamento social como forma de enfrentamento e prevenção ao vírus.

As autoridades mostram-se preocupadas com a rápida evolução do número de casos e pelas circunstâncias que a região está vivendo, segundo o Presidente da Amuplam, parece ser inevitável que já na próxima semana o modelo de distanciamento social aponte a mudança da bandeira laranja para a vermelha na região R-13 o que deverá aumentar as restrições de circulação atingindo comércio, serviços e a indústria.

Além disso, a vídeo conferência também debateu a disponibilidade de leitos clínicos e de UTI para os hospitais de referência. Conforme a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) de Pejuçara Ângela Adams Martins, a preocupação dos gestores é que não havendo disponibilidade de leitos em Ijuí, os pacientes terão que ser encaminhados aos hospitais de referência cadastrados, regulados pelo Estado em Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Rosa que são referencias da região para a Covid-19.

O Presidente da Amuplam Eduardo Buzzatti reforçou durante o encontro a necessidade de que, conjuntamente, as prefeituras reforcem a necessidade de manutenção do distanciamento social, evitando aglomerações. Os dados regionais mostram que a evolução no número de casos positivos do novo Coronavírus registrados cresce exponencialmente. Na região da 17ª CRS, em 20 município, já são mais de 300 casos confirmados, sendo mais de 200 só em Ijuí, com três óbitos registrados em Ijuí, Condor e Santo Augusto.