Obras - Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

Prefeito faz anuncio oficial sobre caso de Coronavírus registrado em Pejuçara

O Prefeito Eduardo Buzzatti, acompanhado de integrantes do Comitê de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus utilizou espaço na Rádio Pejuçara FM para anunciar oficialmente o registro do primeiro caso de Covid-19 em Pejuçara.

O gestor municipal disse estar preocupado com a situação, no entanto voltou a afirmar e tranquilizar a população no sentido de que o caso em questão foi registrado em Pejuçara, mas a paciente, uma mulher de 25 anos, não reside na cidade. “Esse registro veio para Pejuçara porque o CPF da paciente e o E-Sus dela estão registrados aqui, essa é a posição oficial do município”, disse, reiterando que todos os protocolos foram cumpridos pelas equipes de saúde que seguem monitorando a paciente. A preocupação, segundo o Prefeito existe porque a cada dia a ansiedade e a incerteza é maior, uma vez que há a circulação do vírus em toda a região.

O Chefe do Executivo destacou a necessidade das pessoas se conscientizarem e evitar aglomerações mantendo o distanciamento social salientando os investimentos superiores a R$ 260 mil que foram feitos até aqui pela Administração Municipal em ações de prevenção e enfrentamento ao vírus.

A enfermeira Aline Gehrke Schiavo, responsável pela vigilância epidemiológica e pelo sistema de informação de doenças e agravos notificáveis disse que é normal casos diagnosticados em outros municípios serem registrados para Pejuçara, tendo em vista que o registro de saúde do paciente é no município.

A médica Cátia Scherer tranquilizou a comunidade reiterando que os casos diagnosticados como suspeita ou síndrome gripal estão sendo monitorados salientando que são quatro os pacientes neste estágio no momento. “Nós não somos principiantes  em serviços de epidemiologia, podemos ser em relação ao Coronavírus, mas já evoluímos bastante, disse. O fato é que temos que nos preocupar com nossas famílias nos protegendo e por conseguinte protegendo as outras pessoas”, complementou.

A responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Ângela Adams disse que “todos sabemos que o vírus está aí e precisamos nos proteger. Estamos alertando a comunidade para a necessidade de distanciamento social, de evitar aglomerações desde março e a essa altura todos nos estamos suspeitos de estar infectados”. A responsável pela SMS destacou um dado que serve de alerta relacionado as barreiras sanitárias realizadas até o dia 24 deste mês. Foi registrada a passagem ou visita a Pejuçara de 4.190 pessoas oriundas de 112 municípios do Estado e foram dele, configurando em tempos de pandemia, um trânsito muito intenso na cidade.

Na entrevista concedida ao comunicador Jarbas Vargas da Rádio Pejuçara FM 105.9, o Prefeito Eduardo Buzzatti salientou que desde o início da pandemia muitas ações de prevenção e enfrentamento foram realizadas e anunciou para amanhã sábado(27) a 5ª sanitização de ambientes externos no município, além da entrega de termômetros digitais para monitoramento corporal em setores da educação, obras, e assistência social do município num investimento de R$ 9.800,00 que ocorreu nesta sexta-feira(26), além de outros R$ 27.550,00 investidos na aquisição de duas bombas de infusão para serem utilizadas no Centro Municipal de Saúde. “A Administração está fazendo o que é possível para enfrentar este momento difícil e faremos o que for necessário para preservar a saúde e a vida das pessoas, no entanto, precisamos a compreensão e a conscientização de todos. Vamos nos cuidar!”, concluiu.