Obras - Sexta-feira, 15 de Maio de 2020

Pejuçara comemora 54 anos de história e desenvolvimento

Neste dia 15 de maio em 1966 o município de Pejuçara era solenemente instalado e recebia Hildebrando Rodrigues Floriano como seu Interventor Federal.  Dois anos depois o município realizava sua primeira eleição e levava à cadeira de prefeito da cidade, Dary Bonamigo. De lá para cá, muitas coisas aconteceram. A cidade cresceu, e consigo, seu povo, que nestes 54 anos tornou-se uma comunidade pujante, trabalhadora e hospitaleira mantendo até hoje as características de seus ancestrais, o que pode se verificar em sua religiosidade, nas festas, na gastronomia típica e na agricultura, setor no qual é gerado mais de 80% do retorno de ICMS para o município, configurando sua principal economia.

A Pejuçara, forjada pela força de Italianos, Alemães, Afrodescententes e Poloneses tornou-se uma terra miscigenada e abriga atualmente, conforme dados do IBGE, quase 4 mil habitantes sendo conhecida no Estado como a terra da paz, da amizade, da boa comida, e da religiosidade.

Pejuçara comemora 54 anos de história e desenvolvimento

Nos últimos anos, especialmente, o município tem se destacado a nível de Região e Estado por seus índices educacionais e econômicos e ressalta-se ainda as ações que vem sendo desenvolvidas na infra-estrutura urbana e rural sendo uma das únicas cidades da região com praticamente 100% de suas vias urbanas pavimentadas com pedra irregular e mais de 60% de seu território urbano dotado de pavimento asfáltico.

Na área habitacional, a Administração Municipal contemplou recentemente 34 famílias em situação de vulnerabilidade social no empreendimento habitacional denominado Caminho das Palmeiras que está localizado junto ao bairro Modelo e que atualmente é um dos cartões de visita do município. Este foi o segundo empreendimento realizado pela atual administração que também capitaneou a construção das unidades habitacionais, fazendo surgir o bairro Renascer.

Prefeito faz pronunciamento para marcar 54 anos de Pejuçara. Veja no link:

Na saúde, o município destaca-se por uma estrutura sólida que atende aos seus usuários em procedimentos ambulatoriais e ainda atendimentos de média e alta complexidade, através de parcerias com instituições referência em saúde para a grande região. Nos último 59 dias a gestão municipal tem concentrado esforços para garantir a sua comunidade o suporte necessário para o enfrentamento e prevenção a pandemia do novo Coronavírus, com ações que atendem necessidades nas áreas de saúde e também assistência social principalmente, sem esquecer, da importância da manutenção da educação dos mais de 300 alunos que compõe o corpo discente da rede municipal; e o setor rural com intervenções emergenciais ocasionadas pela crise provocada pelo novo Coronavírus,  além dos efeitos da severa estiagem que assolou a grande região.

Pejuçara comemora 54 anos de história e desenvolvimento

O prefeito Eduardo Buzzatti ressalta que o município ao completar 54 anos de emancipação político administrativa vive um momento distinto, com muitos desafios a serem superados. No entanto, lembra que sua gestão se readequou ao contexto atual e vem dando sequência, de maneira planejada, as ações programadas. “Estamos enfrentando uma pandemia em nível mundial e além das diversas ações instituídas para a prevenção e enfrentamento a este momento continuamos administrando Pejuçara buscando realizar as ações que contemplem os anseios de nossa comunidade”, disse.

Pejuçara comemora 54 anos de história e desenvolvimento

O prefeito parabenizou todos os pejuçarenses pelo aniversário do município e disse que “apesar das dificuldades pontuais que estamos vivendo, hoje é o dia de agradecer e recordar de todas as pessoas que iniciaram o processo de emancipação de Pejuçara enfrentando as adversidades da época para dar os primeiros passos rumo ao desenvolvimento”.

Conforme o prefeito Buzzatti, o maior patrimônio de Pejuçara são as pessoas e reiterou agradecimentos a todos os trabalhadores e trabalhadoras do município seja na iniciativa privada ou do serviço público. “Tanto no setor público, através do Executivo e do Legislativo, bem como na iniciativa privada, estamos inseridos no amplo contexto do desenvolvimento. O trabalho, a criatividade, a fé, perseverança e o empreendedorismo fazem com que possamos estar superando este momento que nos impôs um novo normal para que pudéssemos reaprender e nos reinventar para continuar trilhando um caminho que nos leve a ser melhores a cada dia. Parabéns Pejuçara pelos teus 54 anos”, concluiu o gestor municipal.