Saúde - Segunda-feira, 04 de Maio de 2020

Caso suspeito de Dengue é notificado pela Secretaria da Saúde

Nesta segunda-feira(4) de maio a Secretaria Municipal da Saúde notificou mais um caso suspeito de Dengue em Pejuçara. Desta vez foi no bairro Renascer. Com este, chegou a 6 o número de casos notificados, sendo dois casos importados confirmados e um que está em análise.

A partir da notificação do caso, os agentes de saúde e de endemias num trabalho conjunto com os agentes de vigilância ambiental fizeram o bloqueio mecânico no quarteirão onde o paciente foi notificado, com visitas domiciliares orientando os moradores e atuando no sentido da eliminação dos possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue.

Caso suspeito de Dengue é notificado pela Secretaria da Saúde

Conforme a Agente de Combate a Endemias que atua na Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Marjory Letícia de Morais o índice de infestação no município de Pejuçara é de 2,4%, o que é preocupante tendo em vista o período de estiagem que a região toda registra. “Mesmo sem a ocorrência de chuvas, foram muitos os locais encontrados com depósito de água, o que favorece o aparecimento de novos focos do mosquito da dengue”, disse.

De acordo com ela, a partir da notificação de mais um caso, conforme prevê o protocolo do Ministério da Saúde, será necessário fazer o bloqueio químico no quarteirão onde o paciente apresentou os sintomas da Dengue.

A Agente lembrou a necessidade de que a população não se descuide e faça a varredura em suas propriedades de maneira sistemática para eliminar possíveis criadouros. Mesmo com a falta de chuvas, segundo Marjory, o momento é propicio para o aparecimento de novos focos do mosquito.