Saúde - Quarta-feira, 29 de Abril de 2020

Combate a Covid-19: Município adquire respirador e monitor de sinais

Em ato realizado no prédio anexo a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) de Pejuçara o Prefeito Eduardo Buzzatti recebeu equipamentos de saúde a serem utilizados no tratamento de pacientes com sintomas respiratórios graves e outras enfermidades no município. O investimento é mais uma ação da administração na prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus.

A aquisição feita pela Administração Municipal foi possível a partir de aprovação do projeto enviado pelo Executivo a Câmara para realocação de recursos oriundos de emenda parlamentar, e que foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira(27). A autorização solicitada à Câmara de Vereadores está amparada na Lei Complementar Federal nº 172 de 15 de abril de 2020 que dispõe sobre a transposição e a transferência de saldos financeiros constantes dos Fundos de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Com a autorização o Poder Executivo poder abrir crédito adicional especial no valor de R$ 70 mil.

Combate a Covid-19: Município adquire respirador e monitor de sinais

Conforme o prefeito Buzzatti, os recursos realocados foram destinados exclusivamente as ações, de enfrentamento e prevenção à Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus, possibilitando o atendimento técnico qualificado a pacientes que eventualmente venham a ser acometidos pela doença em Pejuçara.

Com os recursos oriundos de emenda parlamentar foram adquiridos um respirador/ventilador prisma Vent50 e um monitor de sinais vitais multiparamétrico C50 que serão disponibilizados no apoio ao manejo e condução de pacientes que estejam acometidos de insuficiência respiratória ou outras patologias clinicas que sugiram a utilização de recursos técnicos. No total foram investidos cerca de R$ 65.500,00 na aquisição dos equipamentos. O responsável pela Secretaria Municipal da Saúde Erasmo Daronco disse que o investimento feito pela administração traz apoio técnico aos profissionais de saúde e fortalece a rede de assistência do município, qualificando o atendimento aos usuários dos serviços de saúde de Pejuçara.

Em sua fala, durante a entrega do respirador e do monitor de sinais na manhã desta quarta-feira(29) o Prefeito Eduardo Buzzatti explanou sobre a qualidade dos equipamentos adquiridos e lembrou que o comitê criado no município para a realização de ações administrativas e de combate ao novo Coronavírus já havia elencado, quando da sua primeira reunião, a necessidade de aquisição dos equipamentos de suporte a vida. Buzzatti disse que após decretado o Estado de Calamidade Pública e se reunir com o comitê essa foi uma das medidas elencadas e que foram adotadas como meta para a administração municipal, assim como outras que já foram realizadas a medida da necessidade de prevenir a doença. “É mais um passo que está se dando para estarmos preparados para um eventual contagio da Covid-19 em nossa cidade. Mesmo não tendo, graças a Deus, nenhum caso de Coronavírus diagnosticado em território pejuçarense, nós não mediremos esforços no sentido de ocuparmos os recursos que estão disponíveis para atender aos anseios e trazer mais tranquilidade à população de Pejuçara”, disse.

Estiveram presentes na entrega dos equipamentos, além de secretários municipais, e o vice prefeito Marcos Villani, também a Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e integrantes das equipes de enfermagem e médicos da Secretaria da Saúde, além de integrantes administrativos da SMS e do Hospital Rio Branco.