Obras - Sexta-feira, 17 de Abril de 2020

Prejuízos provocados pela estiagem resultam em Decreto de Emergência em Pejuçara

O prefeito Eduardo Buzzatti assinou na manhã desta sexta-feira(17) o Decreto nº 2.601/2020 que declara situação de emergência no município de Pejuçara em função dos prejuízos causados pela estiagem. Decisão foi tomada após reunião realizada nesta semana envolvendo representantes do seguimento agropecuário do município. Participaram do encontro, agricultores, integrantes do sindicato rural, setor bancário e cooperativo.

Os setores alegam, além de prejuízos na agricultura devido ao baixo rendimento nas lavouras, também que o déficit hídrico atinge a alimentação animal, além dos danos para a saúde humana e o meio ambiente. Além do prejuízo na produção de grãos também houve queda na produção leiteira. Há déficit hídrico para a hidratação animal tendo o município que intervir com ações de auxílio a várias famílias do meio rural.

Um levantamento foi feito nas propriedades rurais mais atingidas e a formatação do decreto foi concluída ontem. A assinatura ocorreu pela manhã no gabinete do prefeito Buzzatti com presença do Sargento Leandro Oliveira da Defesa Civil do Estado. As secretarias da agricultura, obras, desenvolvimento social e o setor de defesa civil do município também estiveram representado no ato que culminou com a assinatura do Decreto Executivo.

Leia o Decreto 2.601/2020 na integra no link:

O Sargento Oliveira destacou a necessidade de que o município agora conclua os relatórios de apontamento das ações realizadas e dos prejuízos contabilizados pelo município em função da falta de chuvas. Um laudo sobre o “exaurimento” hídrico também terá de ser feito. “O decreto de emergência é um pedido de socorro do município, por isso precisamos trabalhar com o apontamento de todos os dados referentes a estiagem desde as perdas na agricultura e na pecuária até as ações desenvolvidas para atender as necessidades das famílias mais atingidas”, explicou o Sargento Oliveira.

O Prefeito Eduardo Buzzatti disse que a assinatura do Decreto de emergência ocorre depois da realização de várias reuniões que trouxeram subsídios efetivos para que houvesse a construção gradativa do documento. “Em que pese estarmos assinando só agora o decreto de emergência em nosso município, tenho a consciência tranquila de estar fazendo na hora certa para que nossa situação seja homologada pelo Estado. Este decreto vem sendo construído a dias para que fique bem fundamentado também juridicamente. O aval da Defesa Civil do Estado vindo verificar in-loco a situação é mais um fator que contribuirá para a homologação da situação de emergência em Pejuçara”, comentou.