Saúde - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Erasmo Daronco: “População de Pejuçara entendeu a gravidade do momento”

Os sucessivos pedidos para que a comunidade de Pejuçara evite sair de casa buscando se prevenir contra uma possível contaminação por Coronavírus estão dando resultados positivos em Pejuçara. Foi assim que avaliou o responsável pela Secretaria Municipal da Saúde Erasmo Daronco nesta sexta-feira(20).

Ele disse que “o momento é de muita preocupação e apreensão de todos, no entanto, estamos presenciando um sentimento de aceitação e responsabilidade da população que está entendendo a gravidade do momento que o País, o Estado e centenas de municípios estão vivendo”.

Erasmo Daronco: “População de Pejuçara entendeu a gravidade do momento”

Em Pejuçara, a partir das orientações das equipes de saúde, o Centro Municipal de Saúde está vazio, não havendo a procura por serviços nos últimos dias. Segundo Erasmo Daronco, as pessoas que tem dúvidas ou precisam de alguma informação, estão ligando para os setores evitando este contato presencial. O responsável pela saúde destaca que há uma equipe volante de prontidão e que em casos de necessidade poderá ser acionada para a averiguação no domicílio do paciente. “Em casos de suspeita por sintomas gripais esta equipe poderá ser chamada para averiguação, mas felizmente até agora não há registro de atendimentos”, comemorou.

Erasmo Daronco: “População de Pejuçara entendeu a gravidade do momento”

Em relação aos procedimentos, a orientação é que também só haja atendimento nos caso de urgência e emergência, assim como, o transporte de pacientes  para procedimentos fora do município. “Só estamos procedendo com os atendimentos que já estavam agendados, especialmente nas áreas de oncologia e hemodiálise”, lembrou.

Na farmácia do Centro Municipal de Saúde a medida adotada para evitar a aglomeração de pessoas foi fazer a dispensa dos medicamentos com a receita que a pessoa já tem em casa, assim não há a necessidade de ir ao setor de saúde para sua renovação. Daronco disse que as receitas de medicamentos contínuos passaram a ter validade de 12 meses, já as receitas de medicamentos controlados terão validade de 180 dias.

“Estamos preocupados com a situação e tomando todas as medidas necessárias para proteger a nossa população. O posicionamento das pessoas que atendem a estes pedidos evitando ir aos locais, evitando ficar em filas ou aglomerações mostra que a administração municipal está agindo com correção e sendo compreendida pela sua comunidade. Ficar em casa, em isolamento social, é uma medida dura, mas que agora é o melhor que podemos fazer para o bem da nossa saúde”, concluiu Daronco.