Educação - Terça-feira, 17 de Março de 2020

Prefeitos da Amuplam decidem por suspensão das aulas na rede pública municipal

Os reflexos do Coronavírus e a disseminação veloz da doença motivaram uma reunião extraordinária dos prefeitos que integram a região da Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam) na tarde desta terça-feira(17).

De Pejuçara, além do prefeito Eduardo Buzzatti, primeiro vice presidente da entidade municipalista, participaram a secretária de educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe e o responsável pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) Erasmo Daronco.

No encontro presidido pelo prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas, o tema central da discussão foi o posicionamento dos gestores municipais em relação a premente necessidade de isolamento da população a partir de medidas preventivas a propagação do Coronavíru - Covid-19. Do encontro também participaram o presidente do Conselho de Secretários de Educação da Amuplam Odilar de Vargas e a secretária executiva do Cisa, Elisabete Rolim de Jesus.

Depois de deliberarem sobre o tema Coronavírus, os prefeitos decidiram publicar um documento oficial com a determinação de suspensão das aulas nas escolas das redes públicas municipais a partir da próxima quinta-feira(19). Esta suspensão se estenderá até o dia 3 de abril e terá vigência também nas escolas municipais de educação infantil, as EMEIS. Os gestores decidiram também que os professores serão dispensados neste período, porém, quando da retomada do calendário escolar, terão que recuperar as aulas.

Prefeitos da Amuplam decidem por suspensão das aulas na rede pública municipal

Em relação aos servidores de escola, bem como os motoristas do transporte escolar, os prefeitos da Amuplam decidiram que estes seguirão trabalhando normalmente, inclusive com o aproveitamento dessa mão-de-obra em outros setores da municipalidade, tendo em vista a necessidade de continuidade dos serviços prestados à população. “É um período em que necessitaremos ser solidários uns com os outros e contar muito com a colaboração para o enfrentamento ao Coronavírus”, disse a secretária Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe.

Em relação a saúde foi deliberado que cada município da Amuplam irá se adequar conforme a sua realidade em função da necessidade de continuar atendendo a população. O responsável pela saúde em Pejuçara, Erasmo Daronco disse na reunião dos prefeitos que a partir de agora será preciso analisar todos os quadros e ter a consciência da necessidade de que decisões terão que ser tomadas. “Será preciso, a partir da higienização, preparar os ambientes para receber os pacientes e isso demandará também uma espécie de treinamento, capacitação dos servidores que atuam nos serviços de limpeza. Nossa rotina já está mudando e o acolhimento e atendimento dos usuários da rede municipal de saúde também terá que mudar”, salientou.

Defendeu-se também na reunião que os prefeitos façam ampla divulgação das ações preventivas a serem adotadas já a partir desta terça-feira. “Será preciso mobilizar a população com material informativo e especialmente usando os meios de comunicação. Nós somos a autoridade máxima em nossos municípios e a utilização destes meios para informar, orientar e conscientizar a comunidade contribuirá para evitar a proliferação do vírus. Haverá a necessidade do engajamento de todos e a compreensão destas famílias”, destacou o prefeito Eduardo Buzzatti.

Leia na integra o Comunicado Oficial da Amuplam: