Administração - Quinta-feira, 12 de Março de 2020

Conselho do Idoso busca apoio dos escritórios contábeis para receber doações do IR

Você sabia que parte do seu Imposto de Renda pode ser destinado para ajudar projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos? E para fazer isto é muito simples. Ao fazer sua declaração de IR você poderá destinar até 3% do imposto devido para os seguintes fundos: Fundo do Direito da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso.

Pensando nesta questão, os integrantes do Conselho Municipal do Idoso que tem na presidência Irineu Pereira desenvolveu nesta semana uma ação que consistiu em visitar os escritórios contábeis de Pejuçara. A intenção conforme a secretária da fazenda Caroline Mastella, integrante do Conselho foi divulgar a campanha “DestinAção” da Receita Federal do Brasil no sentido de que os contribuintes locais tenham participação na destinação destes recursos ao entregarem suas declarações do imposto de renda. “Quem faz a declaração completa pode doar, destinar até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal do Idoso, no entanto, algumas pessoas não sabem disso e por isso buscamos este apoio dos escritórios para junto a seus clientes, fazer essa divulgação”, disse Caroline Mastella.

Estes fundos, lembrou a secretária, tem por objetivo financiar projetos referentes a garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa e também de crianças e adolescentes. Em Pejuçara, o valor a ser recebido será convertido num projeto a ser elaborado no sentido de que a população idosa tenha assistência e atendimentos necessários para seu bem viver. “Quando da entrega da declaração do IR com a indicação da doação, se houver imposto a ser restituído, será emitida um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e o valor da doação feita pelo contribuinte vem direto para a conta do Fundo Municipal do Idoso”, explicou.

Nesta semana o Conselho Municipal do Idoso esteve reunido, e uma das pautas debatidas no encontro foi a realização da ação no sentido de divulgar a possibilidade da doação à entidade. O Conselho também deverá se reunir novamente, desta vez para a eleição de um novo presidente, tendo em vista a necessidade de desincompatibilização prevista na Legislação Eleitoral. A Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti, e a gestora do Fundo Municipal do Idoso Luana Oliveira, participaram das atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal do Idoso.