Saúde - Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020

Pejuçara dá início a campanha de vacinação contra o Sarampo

Pejuçara dá início a campanha de vacinação contra o SarampoA Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Saúde está estruturada para receber a partir desta segunda-feira(10) o público alvo da Campanha Nacional de vacinação preventiva ao Sarampo. A enfermeira Aline Mattes Gehrke destaca que ser importante que a população de crianças a partir dos cinco anos de idade acompanhados de pais ou responsáveis e jovens até 19 anos de idade procurem as salas de vacina portando o cartão de vacinação.

Aline Gehrke destacou que durante a campanha será realizada a atualização do calendário vacinal para a vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola. É preconizado que nesta faixa etária o indivíduo tenha duas doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da campanha é resgatar quem não se vacinou ou complementar esquemas de vacinação da vacina tríplice viral. A complementação será feita a partir da análise do cartão de vacinação e conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

“É importante que o público preconizado na campanha de 5 a 19 anos venha até a sala de vacinas para que a gente possa avaliar o calendário”, lembrou a enfermeira. A campanha se estende até o dia 13 de março e no sábado, dia 15 de fevereiro será realizada a mobilização denominada dia D de vacinação contra o Sarampo. Neste dia o horário de atendimento na unidade de saúde será das 8h às 17h sem fechar ao meio dia.

A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil. No ano de 2019, aconteceram duas etapas direcionadas às faixas etárias mais suscetíveis ao surto no país. Já em 2020, a campanha é destinada aos grupos não vacinados no ano passado. A segunda etapa da campanha em 2020 começa em agosto e será voltada a pessoas com a faixa etária de 30 a 59 anos.