Saúde - Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020

Ação de saúde busca bloquear proliferação do mosquito da Dengue

A  Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal de Saúde irá realizar nesta sexta-feira(7) pela manhã um trabalho de bloqueio químico em quarteirão onde nesta semana foi notificado um caso de suspeita de Dengue. Os Agentes de Combate a Endemias(ACE) juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde(ACSs) estarão atuando a partir das primeiras horas da manhã com a aplicação no sentido de prevenir o aparecimento de focos do mosquito vetor da Dengue.

A ação está sendo desenvolvida tendo em vista uma notificação de suspeita de Dengue e o caso está sendo acompanhado pelas Equipes de Saúde da Família(ESFs). Nesta semana, através dos agentes que atuam na vigilância ambiental, foi feito o trabalho de bloqueio mecânico com eliminação de possíveis criadouros no quarteirão onde está o morador assistido pelas equipes de saúde, e também nos quarteirões em volta.

O responsável pela Secretaria Municipal da Saúde lembrou que as 7 amostras coletadas no trabalho de bloqueio mecânico que vistoriou 5 quarteirões serão agora enviadas para análise laboratorial. Erasmo Daronco lembrou a importância de os moradores atuarem na eliminação de possíveis criadouros em suas propriedades. “Nós fizemos o alerta a população de Pejuçara para que eliminem qualquer recipiente com água parada, façam a limpeza de piscinas, especialmente as que estão em desuso, assim como, das caixas d´água entre outros”, frisou.

Daronco comenta que o trabalho a ser desenvolvido nesta sexta-feira(7) pela manhã tem o propósito de prevenir a proliferação do inseto causador da doença, bem como aparecimento de casos concretos de Dengue em Pejuçara. “Este é o momento de todos, conjuntamente, atuarmos no combate ao vetor da Dengue. A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde está fazendo a sua parte e contamos com a compreensão dos nossos munícipes para permitir o acesso dos profissionais de saúde que farão o bloqueio químico com a aplicação do “fumacê”. Solicitou

O trabalho desta sexta será realizado no quarteirão 43 que compreende as ruas João Quaini, avenida Antonio Alves Ramos, Luigi Basso e Dari Bonamigo. Esta atividade não dispensa o cuidado continuo  com o aparecimento de possíveis criadouros do Aedes Aegypti. "O combate ao mosquito vetor da Dengue não pode cessar e é trabalhando com a prevenção somada ao esforço de todos que manteremos nossa população protegida desta doença", concluiu Erasmo Daronco.

Ruas onde será realizada a atividade de bloqueio químico nesta sexta-feira(7):

Dary bonamigo: Nº 720-903

Marino Stella: Nº 562- 623