Obras - Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019

Prefeito recebe integrantes dos projetos Câmara Jovem e Vereador por um Mês

Alunos das escolas da rede pública de ensino de Pejuçara que integram os projetos Vereador  por um Mês e Câmara Jovem idealizados pela vereadora e presidente da Câmara de Vereadores Eliane Luiza de Moura Zamberlan foram recebidos pelo prefeito Eduardo Buzzatti nessa segunda-feira(23).

Conforme a presidente Eliane Zamberlan o encontro integra a fase de finalização dos projetos e tem o intento de os estudantes vereadores ouvirem do próprio prefeito seu posicionamento a respeito das indicações feitas para encaminhamento ao executivo ao longo das sessões legislativas realizadas na Casa do Povo.

“Nós agradecemos prefeito Eduardo a sua recepção, uma vez que esse encontro é parte integrante do nosso projeto no sentido de que eles vivenciem na prática através desta conversa o funcionamento do rito administrativo a partir daquilo que é encaminhado pelos edis municipais”, disse a presidente Eliane Zamberlan.

Prefeito recebe integrantes dos projetos Câmara Jovem e Vereador por um Mês

O prefeito Eduardo Buzzatti, antes de discorrer sobre cada uma das 21 indicações, cumprimentou os vereadores presentes ao encontro e salientou estar feliz em receber os estudantes integrantes do projeto, reiterando a importância da articulação feita pela presidente que propiciou aquele momento único tanto para os alunos, quanto para o próprio prefeito. “Esse é um momento único para mim e para vocês, até por que, eu me coloco a disposição dos vereadores toda a segunda-feira e até então, eles não tiveram um encontro com este mesmo formato comigo o que denota a singularidade desse momento para mim enquanto gestor municipal”, disse Buzzatti.

O chefe do executivo elogiou a iniciativa que possibilitou aos estudantes entenderem um pouco mais do funcionamento do legislativo e disse que esse era o início da participação deles, enquanto cidadãos, num processo político que muitas vezes é abortado dentro das residências, nas escolas e nas comunidades, mas que estará presente no dia a dia de cada um, especialmente no ano de 2020 por se tratar de um ano eleitoral.

Ao falar sobre as indicações demandadas pelos alunos vereadores integrantes dos projetos Vereador por um Mês e Câmara Jovem, lembrou que tanto o Legislativo, quanto o Executivo são poderes independentes, porém que funcionam em sinergia sempre na busca do atendimento aos interesses da coletividade. “Lá no Legislativo e aqui no Executivo trabalhamos no sentido de atender aos anseios da nossa comunidade sem distinção de raça, credo ou posição social, por que isso é o que preconiza a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal. Na Câmara de Vereadores o regimento interno prevê que indicação é a sugestão de medida política administrativa dirigida ao prefeito pelo próprio vereador ou bancada parlamentar visando obter o interesse público”, lembrou o prefeito.

Prefeito recebe integrantes dos projetos Câmara Jovem e Vereador por um Mês

O gestor elogiou o posicionamento dos alunos vereadores e disse que na medida do possível, trabalharia para atender aos pedidos, porém lembrou que quando as indicações chegam o  prefeito precisa estar atento a sua legalidade constitucional, sua viabilidade econômica e operacional e também ao seu grau de prioridade. “Essa vivencia que vocês tiveram na Câmara é muito significativa porque para além de poder contribuir fazendo as indicações que entendem serem benéficas para as pessoas, vocês também aprenderam o rito legislativo, como funciona esse processo”, disse.

Explicou, porém, que muitas vezes os vereadores nem entram com a indicação na Câmara, porque antes conversam com o prefeito ou secretário, ou com o próprio departamento e conseguem resolver a questão diretamente. “É claro que existe o protocolo porque a comunidade pede e o vereador precisa comprovar que encaminhou sua solicitação. Mas aqui em Pejuçara, como estamos sempre à disposição dos legisladores, com essa forma de administrar, temos conseguido resolver muita coisa sem a necessidade de o vereador entrar com a indicação”, explicou.

Prefeito recebe integrantes dos projetos Câmara Jovem e Vereador por um Mês

Prefeito recebeu uma cartilha com as informações do projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores

Sobre as indicações encaminhadas pelos estudantes, o prefeito leu atentamente a cada uma, tecendo explicações sobre o estágio das situações que já estavam sendo operacionalizadas e no que tange as demais, reiterando seu compromisso em dar encaminhamento no executivo para atendimento aos pedidos que estavam ao alcance da atual administração. Questões atinentes a infraestrutura de ruas da cidade e estradas rurais, locais para a prática de esporte e lazer, pratica de exercícios físicos, eventos esportivos para mobilização da comunidade e melhoria do cardápio da merenda escolar estão entre as indicações encaminhadas ao executivo pelos integrantes da Câmara Jovem e do projeto Vereador por um Mês.

Prefeito recebe integrantes dos projetos Câmara Jovem e Vereador por um Mês

Também participaram da reunião os vereadores Valdeci Villani, João Carlos Martins, Carina dos Santos Leal Zambra, Cerineu José Mantovani e Edésio Luiz Foleto. Na foto, ao lado do prefeito Eduardo Buzzatti e a presidente da Câmara de Vereadores Eliane de Moura Zamberlan.