Saúde - Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações alusivas ao Dezembro Vermelho

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde(SMS) está desenvolvendo a programação alusiva as ações do Dezembro Vermelho.

Visando alcançar o público jovem e trabalhar a prevenção e conscientização, a estratégia adotada pela equipe de saúde do Centro Municipal de Saúde de Pejuçara, foi trabalhar sobre a temática com os adolescentes nas escolas do município e a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B que só foi permitida para aqueles que trouxeram o termo de consentimento assinado pelo seu responsável.

De acordo com o cronograma de trabalho na última semana foram realizados testes rápidos para os alunos do 9º e 1º anos da Escola Estadual Ângelo Furian no dia 2 de dezembro.  No dia 5 foi a vez dos alunos do EJA e alunos do ensino médio noturno da Escola Ângelo Furian. No da 6 a equipe da Secretaria da Saúde de Pejuçara atuou com ações de orientação e prevenção para os alunos do 2º e 3º anos, também da escola Ângelo Furian.

Para o dia 09 de dezembro está prevista a ação que contemplará os alunos da Classe de Aceleração da Escola Municipal e no dia 10 serão atendidos os integrantes do Grupo de Idosos Conviver. De acordo com a enfermeira Ana Flávia Librelotto as atividades se estenderão ao grupo de idosos, pois nessa faixa etária também há um aumento dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST).

Secretaria Municipal da Saúde desenvolve ações alusivas ao Dezembro Vermelho

Segundo o boletim epidemiológico 2019, o Rio Grande do Sul, ocupa hoje o segundo lugar no ranking de casos de aids no Brasil, com 31,8 casos a cada 100 mil habitantes. O Estado também lidera as estatísticas de mortalidade por Aids no Brasil e vem registrando o ressurgimento de casos de transmissão vertical do HIV e o crescimento do número de casos de sífilis. Porto alegre é a capital com maior taxa de detecção de HIV em gestantes, sendo 7,6 vezes maior que a taxa nacional.

O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. O foco da campanha é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido e, consequentemente, o diagnóstico precoce dos casos de HIV. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável e a pessoa não irá desenvolver Aids.

De acordo com o boletim epidemiológico 2019 (http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/novembro/29/Boletim-Ist-Aids-2019-especial-web1.pdf), a infecção por HIV/AIDS cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos (52,7%), principalmente em relação aos homens.

Ana Flávia lembrou que a população pode procurar o Centro Municipal de Saúde para realizar os testes rápidos. De acordo com ela não precisa de agendamento prévio, basta procurar a unidade de saúde, o exame é gratuito e fica pronto em 15min. Ela destacou por fim, que os parceiros das gestantes também devem fazer os TRs.