Educação - Terça-feira, 05 de Novembro de 2019

Boas práticas do PDE são “case” de sucesso para professores de São Luiz Gonzaga

As boas práticas e a cultura empreendedora do público estudantil surgidos a partir da implantação do Programa Despertar Empreendedor(PDE) serviram de inspiração para professores da rede pública de ensino de São Luiz Gonzaga. Os educadores vieram a Pejuçara nesta segunda-feira(4) para conhecer as boas práticas do Programa que está sendo aplicado na teoria e na prática desde 2014, instituído pelo prefeito Eduardo Buzzatti.

Os educadores da cidade que tem cerca de 38 mil habitantes foram recepcionados pela manhã pelo prefeito Eduardo Buzzatti, primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti, vice prefeito Marcos Villani, Secretária de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, professores coordenadores e aplicadores do PDE, a diretora da Escola Municipal Pejuçara Sandra Oliveira, a coordenadora do Cepib Silvia Tanaura Belles da Cruz e o integrante da Sala do Empreendedor de Pejuçara João Martins, além da professora supervisora dos programas educacionais Eliane de Moura Zamberlan.

Em sua recepção aos professores, o prefeito Eduardo Buzzatti destacou o trabalho desenvolvido pelos docentes e alunos do PDE frisando que o programa mudou conceitos em Pejuçara. “Saímos de 86 MEIs para mais de 400 nos últimos anos. A partir do PDE criou-se a cultura do empreendedorismo e há jovens de Pejuçara ex-integrantes do programa que já montaram sua própria empresa baseados na educação empreendedora e nova forma de agir incutida pela iniciativa empreendedora”, disse.

Boas práticas do PDE são “case” de sucesso para professores de São Luiz Gonzaga

O prefeito reconheceu também o singular apoio prestado pelo Sebrae, representado no evento por Claudiomiro dos Reis, desde o início do projeto salientando que Pejuçara sempre teve um ambiente favorável para avançar no tocante ao desenvolvimento empresarial e o PDE, em seis anos, já colhe estes frutos. “O período que estamos vivenciando é o da transformação tecnológica, por isso a necessidade de fazer mais; e o PDE de Pejuçara busca isso há seis anos, sendo o único em funcionamento ininterrupto no Estado.”, lembrou.

O gestor municipal elogiou a iniciativa de São Luiz Gonzaga ressaltando que o intercâmbio de informações é extremamente importante entre educadores. “O aprendizado e o conhecimento vão contribuir para que as atitudes empreendedoras tanto aqui, quanto lá tenham ainda mais sucesso”, disse.

A dinâmica do encontro consistiu na apresentação pelo grupo de professores e alunos do PDE de Pejuçara das ações que vem sendo realizadas no sentido de despertar o espirito empreendedor nos alunos da rede municipal de ensino. Na primeira parte da atividade, relacionada aos anos iniciais houve o relato de experiências da literatura empreendedora e oficinas testando produtos e dos anos finais um relato das atividades dos alunos do 9º ano  que atuam no sentido de criar novas ideias e grandes negócios.

Já na 2ª parte da dinâmica que ocorreu à tarde as professoras aplicadoras do PDE fizeram um relato sobre as lojas e os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos falaram sobre suas experiências como futuros empreendedores, a partir dos aprendizados nas aulas práticas do Programa Despertar Empreendedor.

“Não foi fácil chegar onde chegamos”, disse a professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de educação. A professora lembrou que de 2014 para cá só houve progressos no PDE. “As dificuldades enfrentadas são esquecidas quando a gente vê nos alunos o gosto pela aprendizagem e nos professores a criatividade, o comprometimento e o envolvimento em fazer o programa acontecer. O PDE mudou o patamar da nossa escola municipal e os alunos vem ganhando muito em aprendizagem e conhecimento.

Boas práticas do PDE são “case” de sucesso para professores de São Luiz Gonzaga

Ao Centro Educacional Professora Iara Bergoli(Cepib) coordenado pela professora Silvia Tanaura Belles da Cruz coube a cedência do espaço para a realização da atividade, com apresentações de dança com as meninas integrantes do baby class e dança coreografada do Cepib. A coordenadora Silvia também apresentou aos educadores de São Luiz Gonzaga as instalações do Centro Educacional e discorreu sobre as atividades ali realizadas no turno inverso da escola para os alunos integrantes das múltiplas oficinas em funcionamento, dentre as quais, algumas que integram o Programa Despertar Empreendedor.

Boas práticas do PDE são “case” de sucesso para professores de São Luiz Gonzaga

A secretária de educação de São Luiz Gonzaga Rosangela Vidotto ressaltou que no município o programa é desenvolvido numa rede que comporta cerca de 2.700 alunos. “Essa troca de experiência, troca do saber é muito gratificante para nós que viemos até aqui aprender um pouco mais com vocês. Estamos muito felizes em poder, como secretaria, proporcionar aos nossos professores este momento que certamente enriquecerá o trabalho desenvolvido nas três escolas de São Luiz Gonzaga que abraçaram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos(Jepp).

A professora coordenadora do PDE e supervisora dos programas educacionais em Pejuçara agradeceu o envolvimento de cada professor e aluno na atividade realizada dizendo ter sido encantador ouvir cada palavra e sentir cada sorriso, lágrima e emoção dos integrantes do programa. “O dia de hoje foi muito significativo e importante para a sequencia do Jepp em nosso município. Sabemos que dificuldades existirão, mas com amor, dedicação e responsabilidade venceremos todas elas”, disse Eliane Zamberlan.