Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019

Concluído com sucesso projeto de fomento à produção leiteira em Pejuçara

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Agricultura que tem como titular Irineu Pereira em parceria com a Emater encerrou, com o plantio de 50 bandejas de mudas de grama Tifton e Jiggs, o projeto de fomento a bacia leiteira no município de Pejuçara que havia sido iniciado em setembro de 2018. De acordo com o agrônomo Felipe Oberdorfer o projeto realizado conjuntamente com a Emater beneficiou 14 produtores que integram a Declaração de Aptidão ao Pronaf(DAP) e que foram selecionados e aprovados pelo Conselho Municipal de Agropecuária para receber os insumos.

Concluído com sucesso projeto de fomento à produção leiteira em Pejuçara

As Leis Municipais 1.980 e 1.981 de 21 de setembro de 2018 foram sancionadas pelo prefeito Eduardo Buzzatti como forma de incentivar a produção leiteira no município. O objetivo foi fomentar investimentos relacionados a correção da acidez e recuperação da fertilidade do solo buscando o incremento a produção de leite.

Com base nisso, de acordo com o agrônomo, foram distribuídos no período de vigência do projeto, 2,5 toneladas de calcário, 300 quilos de adubo fosfatado e quase 10 mil mudas de grama Tifton e Jiggs suficientes para plantar meio hectare em cada uma das propriedades beneficiadas.

Os insumos, calcário, adubo e a grama foram adquiridos com recursos próprios da Administração Municipal que investiu cerca de R$ 35 mil para realização do projeto que beneficiou produtores que atendem aos requisitos da Agricultura Familiar nas localidades de Linha Macúglia, Vista Alegre, Santa Apolônia, Jacicema, Passo do Inglês, Passo dos Rodrigues e Linha Pedreira.

Concluído com sucesso projeto de fomento à produção leiteira em Pejuçara

A agrônoma e extensionista rural da Emater Carolina Remus Oberto dos Reis destacou o sucesso do projeto desenvolvido pelo município em parceria com a empresa e disse que agora é esperar o resultado esperado com a implantação das mudas. “Se tudo correr bem, em 90 dias teremos nessas propriedades uma fonte de pastagem perene de verão para alimentação do gado leiteiro”, frisou.

O prefeito Eduardo Buzzatti comemorou o sucesso da ação e reiterou o seu desejo de que os produtores beneficiados pelo projeto possam colher os frutos do trabalho realizado. “Sabemos que um terço dos produtores de Pejuçara estão cadastrados como Agricultura Familiar, ou pequena propriedade rural. O projeto piloto que realizamos é no sentido de garantir resultados e renda para os produtores beneficiados e com isso fomentar a produção leiteira em nosso município”, declarou.