Saúde - Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Pejuçara atinge meta preconizada para exames preventivos de câncer do colo do útero

Numa ação da Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), foi realizado no dia 26, último sábado, o dia D do Outubro Rosa. A ação teve o intento de orientar, conscientizar e encaminhar procedimentos solicitados pelas mulheres que foram até o Centro Municipal de Saúde(CMS) entre 8h da manhã e 17h.

Integrantes do Grupo de Jovens, Pegadas na Areia da Igreja Matriz São José, participaram da ação no auxilio a decoração da sala de espera do Centro Municipal de Saúde e também com a leitura de mensagens de otimismo e prevenção.

Conforme a enfermeira Patrícia Matos durante a ação foram encaminhados 32 exames preventivos do câncer do colo do útero e também solicitações de exames de mamografia. Foram feitos ainda atendimentos odontológicos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C totalizando 18 procedimentos.

De acordo com ela só neste ano, no período entre janeiro até o dia 28 de outubro a Secretaria Municipal da Saúde já realizou, através de encaminhamentos 310 exames preventivos do câncer do colo do útero. Patrícia Mattos lembrou que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde(MS) para o município de Pejuçara é de 241 exames na faixa etária dos 25 aos 64 anos. No entanto, neste grupo já realizaram o exame preventivo 245 mulheres, o que atende ao disposto na meta do MS. “O número de 310 exames realizados inclui as mulheres fora da faixa etária determinada e se soma a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Pejuçara”, explicou Patrícia.

Ela lembrou que as mulheres que ainda não conseguiram ir ao Centro Municipal de Saúde(CMS), poderão fazê-lo sem a necessidade de agendamento prévio. As enfermeiras Jaqueline Bessa e Ana Flávia Librelotto também atuaram na orientação, atendimento e conscientização das pacientes que foram ao CMS no dia D do Outubro Rosa.