Cultura - Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

Prefeito recepciona os novos membros do Conselho Municipal de Saúde

Na manhã desta quarta-feira(23) a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde recepcionou os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Pejuçara. Em seu gabinete, o prefeito Eduardo Buzzatti homologou a portaria nº 12.461 que nomeou os membros do Conselho para o biênio 2019-2021.  A nomeação dos novos membros já havia sido assinada no dia 1º de outubro e o ato realizado nesta manhã foi uma forma de oficializar a posse.

O prefeito Eduardo Buzzatti disse ter escolhido seu gabinete para o ato, porque o Centro Administrativo Municipal representa a situação de todo o município nas diversas áreas e complementou reiterando que a reunião também era uma forma de agradecer pela atitude voluntariosa de cada um dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. “Este ato simboliza uma atitude de respeito, reconhecimento e agradecimento da administração municipal, porque o trabalho que vocês têm para fazer não será fácil por envolver o grande público, a sociedade de Pejuçara como um todo”, destacou.

O Chefe do Executivo lembrou que o Conselho é o órgão que mais opina sobre a política municipal de saúde e a saúde financeira do município em especial a da saúde, por isso, a importância da atuação de cada um neste contexto. “Este é conselho que vai lidar diretamente com as pessoas e isso por si só torna este trabalho diferente. Nós vivemos numa sociedade extremamente doente em todos os aspectos, mas em especial, na questão emocional e essa “conversa” é fundamental para detectarmos estes problemas e agirmos conjuntamente para saná-los”, frisou.

Prefeito recepciona os novos membros do Conselho Municipal de Saúde

No mesmo ato, o prefeito Buzzatti lembrou que o município de Pejuçara tem a receber do Estado cerca de R$ 700 mil em valores atrasados de programas realizados na saúde e disse que conhecer esta realidade e divulgar a sociedade também será papel do Conselho.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Daronco destacou o papel importante do órgão porque seus integrantes fazem parte daqueles momentos de discussão nas reuniões ordinárias e extraordinárias sobre a aplicabilidade dos recursos da saúde e até mesmo do engajamento nas ações de saúde desenvolvidas pelo município. Lembrou, por exemplo, do papel de cada integrante do Conselho Municipal de Saúde no sentido da continuidade à prevenção e combate do mosquito transmissor da Dengue reiterando que naquele momento alguns integrantes do Conselho trabalhavam no levantamento dos índices de infestação do inseto em Pejuçara.

O Conselho Municipal de Saúde presidido por Ângela Adam Martins é um órgão permanente e deliberativo com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais da área de saúde e usuários. Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde do município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O CMS controla o dinheiro da saúde acompanhando as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais participando ainda da elaboração das metas para a saúde municipal.

Confira a relação dos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Pejuçara: